ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DE ENSINO HÍBRIDO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ACADEMIA. O PROBLEMA DA PESQUISA PARTIU DO PRINCÍPIO DE QUE O USO ISOLADO DA TECNOLOGIA DIGITAL, PELO ALUNO, COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NÃO É SUFICIENTE, E DE QUE O ENSINO HÍBRIDO, QUE COMBINA O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COM AS INTERAÇÕES PRESENCIAIS, É UM MODELO CAPAZ DE FLEXIBILIZAR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO, SOB A CONDIÇÃO DE QUE O PROFESSOR FAÇA DESSE PROCESSO. A ANÁLISE DE CONTEÚDO FOI UTILIZADA PARA AVALIAR QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE OS DIÁLOGOS ESCRITOS E EM ÁUDIO, DURANTE UM SEMESTRE, ENTRE OS ALUNOS E O PROFESSOR ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP, COMBINADA A METODOLOGIA QUALITATIVA PELA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. ESSES APLICATIVO FOI CAPAZ DE CONFLUIR ALUNOS E PROFESSOR, PARA O USO DE VOCABULÁRIO SIMPLES, INSTIGAR O ALUNO A BUSCAR ORIENTAÇÃO CONSTANTE DO PROFESSOR, SEM NECESSIDADE DE TRATOS BUROCRÁTICOS, E DA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES INERENTES AO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. UTILIZAR ESSE APLICATIVO, IMPÔS DESAFIOS, NO SENTIDO DE QUE CADA INTERAÇÃO, QUE FORAM MUITAS E DISTINTAS, FORAM ACOMPANHADAS PELA PERSPECTIVA DE RESPOSTAS EM UM CURTO PRAZO, O QUE TORNOU DESAFIADOR ADOTAR O ENSINO HÍBRIDO JÁ QUE EXIGIU DISCIPLINA E ATENÇÃO DO PROFESSOR PARA COM CADA ALUNO. O CENÁRIO QUE SE APRESENTOU, ATRAVÉS DO USO CONSISTENTE DESSE APLICATIVO, FOI UMA JANELA PARA ALÉM DA SALA DE AULA, CAPAZ DE AMPLIAR E MELHORAR A QUALIDADE DO TRABALHO ACADÊMICO.