Resumo: Neste trabalho analisamos o processo de implantação do ensino fundamental de nove em uma escola da rede pública de Vitória da Conquista-Bahia. Tendo a intenção de buscar possíveis respostas para o seguinte problema: de que forma a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos torna-se emblemático de um processo de importantes mudanças, e que modificações têm provocado no atendimento e cuidado das crianças de 6 anos matriculadas na escola pesquisada? Objetiva-se apresentar reflexões e discussões acerca da inclusão das crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental obrigatório. A metodologia fundamenta-se na pesquisa qualitativa. A coleta de dados se deu no período de julho a dezembro de 2010 por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com a vice-diretora, a professora do 1º ano e a coordenadora pedagógica da escola pesquisada. Além disso, realizamos observação para compreendermos melhor a organização da instituição e o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças do 1º ano do ensino fundamental. O embasamento teórico constitui-se de autores que analisam as políticas educacionais para as crianças de 0 a 6 anos e a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil a partir da Lei nº. 11.274/06. Concluímos que a implantação do ensino fundamental de nove anos na instituição pesquisada não ocorreu de forma significativa; a escola não sofreu nenhuma modificação física ou pedagógica em sua estrutura e organização; os professores não estão sendo preparados para trabalharem com criança de seis anos e, consequentemente, a mesma não é vista a partir das suas especificidades e desenvolvimento.