CURRÍCULO E MULTCULTURALISMO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 602 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "CURRÍCULO E MULTCULTURALISMO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA." "resumo" => "CURRÍCULO E MULTCULTURALISMO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.Williams Lima Cabral (UEPB/NEAB-Í/ESCOLA DE CAPOEIRA AFRO NAGÔ)Maria Lindaci de Gomes Souza(UEPB – NEAB-Í- Propesq)Falar sobre curriculo é se pôr a pensar como cada comunidade escolar vai tratar seus usuários e o que lhes vai ser passado. É partindo dessa questao que iremos tratar do ensino de História e culturas afro brasileiras e africanas através da capoeira. Aproveitando-se das aulas ministradas na cidade de Campina Grande-PB, vamos expor nossas experiencias das aulas ministradas e falar sobre os paradigmas do currículo e ensino de História. Vamos debater acerca dos modelos de ensino que oprimem certas culturas, tais como a capoeira, o discriminar que é fruto dos aspectos históricos de nossa sociedade. Tivemos como metodologia a pesquisa documental e empírica, descrevendo tanto a história da capoeira, como vivencias nas escolas, através do projeto capoeira nas escolas da PMCG. A lei 10.639-03 que garante o ensino das culturas em destaque dá respaldo legal à introduçao da capoeira nas escolas. Estamos com o projeto em andamento, mas já podemos trasar alguns resultados que vamos expor no GT. Faz-se necessário uma reflexão por parte dos educadores para entenderem as novas configurações economicas, políticas e sociais para o ingresso nessa luta. A obtenção de um discurso que contraria à oficial viria a formar cidadãos críticos e conscientes dos descasos e continuidades de injustiças sociais.Palavras chave: Currículo, Multculturalismo, Capoeira." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Capoeira, Currículo, Multculturalismo" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f4f6dce2f3a0f9dada0c2b5b66452017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAMS LIMA CABRAL" "autor_nome_curto" => "WILLIAMS CABRAL" "autor_email" => "limwilliams@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA]IBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 602 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "CURRÍCULO E MULTCULTURALISMO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA." "resumo" => "CURRÍCULO E MULTCULTURALISMO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.Williams Lima Cabral (UEPB/NEAB-Í/ESCOLA DE CAPOEIRA AFRO NAGÔ)Maria Lindaci de Gomes Souza(UEPB – NEAB-Í- Propesq)Falar sobre curriculo é se pôr a pensar como cada comunidade escolar vai tratar seus usuários e o que lhes vai ser passado. É partindo dessa questao que iremos tratar do ensino de História e culturas afro brasileiras e africanas através da capoeira. Aproveitando-se das aulas ministradas na cidade de Campina Grande-PB, vamos expor nossas experiencias das aulas ministradas e falar sobre os paradigmas do currículo e ensino de História. Vamos debater acerca dos modelos de ensino que oprimem certas culturas, tais como a capoeira, o discriminar que é fruto dos aspectos históricos de nossa sociedade. Tivemos como metodologia a pesquisa documental e empírica, descrevendo tanto a história da capoeira, como vivencias nas escolas, através do projeto capoeira nas escolas da PMCG. A lei 10.639-03 que garante o ensino das culturas em destaque dá respaldo legal à introduçao da capoeira nas escolas. Estamos com o projeto em andamento, mas já podemos trasar alguns resultados que vamos expor no GT. Faz-se necessário uma reflexão por parte dos educadores para entenderem as novas configurações economicas, políticas e sociais para o ingresso nessa luta. A obtenção de um discurso que contraria à oficial viria a formar cidadãos críticos e conscientes dos descasos e continuidades de injustiças sociais.Palavras chave: Currículo, Multculturalismo, Capoeira." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Capoeira, Currículo, Multculturalismo" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f4f6dce2f3a0f9dada0c2b5b66452017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAMS LIMA CABRAL" "autor_nome_curto" => "WILLIAMS CABRAL" "autor_email" => "limwilliams@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA]IBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }