ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ITINERÁRIOS... TRAJETÓRIAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 393 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 1661 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ITINERÁRIOS... TRAJETÓRIAS" "resumo" => "Desde a década de 90, as pesquisas sobre formação docente apontam para a necessidade de uma ressignificação da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador e produtor de diferentes saberes docentes relativos à sua profissão. Diante disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa cujos objetivos são analisar, sob o ponto de vista do aluno de Pedagogia, a relação entre formação acadêmica e prática docente, percebendo a relação teoria prática no encontro com as ações docente, através da disciplina Prática Pedagógica; e caracterizar os aspectos da formação que promovem a aproximação entre a formação acadêmica e a prática docente. Para a realização do estudo, optamos por uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa, utilizando as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direciona o instrumento, memorial de formação oportunizando aos interlocutores uma auto-reflexão para (re) planejar ações futuras tendo em vista, seu desenvolvimento profissional e pessoal conforme, Nóvoa (2000), Passeggi (2006), Sousa (2006), dentre outros. Os dados formam produzidos tendo como colaboradoras 10 alunas do 9º bloco de Pedagogia da Universidade Federal. O processo de produção de dados efetivou-se através do memorial, que perspectivou resgatar o pensamento dos interlocutores a cerca do estágio supervisionado, oportunizando-lhes a rememoração de suas histórias formativas tecidas nas vivências da prática pedagógica. No momento, a pesquisa sinaliza para os seguintes resultados: o estágio supervisionado é importante para a construção do repertório de saberes do professor em formação e exerce influência na formação docente; a prática pedagógica no estágio supervisionado é fonte importante de saberes experienciais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Formação inicial, Estágio supervisionado, Narrativa, Memorial" "idioma" => "Português" "arquivo" => "80d8fefd0aaf94874b1c8f942dce0776_1661.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANTONIA ALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "MARI ANTONIA" "autor_email" => "mariantonialima7@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 393 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 1661 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ITINERÁRIOS... TRAJETÓRIAS" "resumo" => "Desde a década de 90, as pesquisas sobre formação docente apontam para a necessidade de uma ressignificação da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador e produtor de diferentes saberes docentes relativos à sua profissão. Diante disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa cujos objetivos são analisar, sob o ponto de vista do aluno de Pedagogia, a relação entre formação acadêmica e prática docente, percebendo a relação teoria prática no encontro com as ações docente, através da disciplina Prática Pedagógica; e caracterizar os aspectos da formação que promovem a aproximação entre a formação acadêmica e a prática docente. Para a realização do estudo, optamos por uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa, utilizando as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direciona o instrumento, memorial de formação oportunizando aos interlocutores uma auto-reflexão para (re) planejar ações futuras tendo em vista, seu desenvolvimento profissional e pessoal conforme, Nóvoa (2000), Passeggi (2006), Sousa (2006), dentre outros. Os dados formam produzidos tendo como colaboradoras 10 alunas do 9º bloco de Pedagogia da Universidade Federal. O processo de produção de dados efetivou-se através do memorial, que perspectivou resgatar o pensamento dos interlocutores a cerca do estágio supervisionado, oportunizando-lhes a rememoração de suas histórias formativas tecidas nas vivências da prática pedagógica. No momento, a pesquisa sinaliza para os seguintes resultados: o estágio supervisionado é importante para a construção do repertório de saberes do professor em formação e exerce influência na formação docente; a prática pedagógica no estágio supervisionado é fonte importante de saberes experienciais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Formação inicial, Estágio supervisionado, Narrativa, Memorial" "idioma" => "Português" "arquivo" => "80d8fefd0aaf94874b1c8f942dce0776_1661.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANTONIA ALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "MARI ANTONIA" "autor_email" => "mariantonialima7@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }