VIRTUALIZAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CORPORATIVOS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 544 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 1745 "titulo" => "VIRTUALIZAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CORPORATIVOS" "resumo" => "A utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem tem se difundido amplamente no meio empresarial, devido expansão econômica mundial da década de 1990 e o advento da Internet, juntamente com a adoção generalizada de tecnologias avançadas, ajudou a alimentar a implementação da educação on-line e de formação tanto no âmbito acadêmico como no mundo dos negócios. Na economia baseada na gestão do conhecimento, as pessoas têm sido identificadas como a chave para o sucesso da organizações e empresas, que passaram a sentir a real necessidade de recrutar, reter e atualizar seus funcionários, voltando-os para uma economia de mercado competitiva. O desafio atual é bem mais amplo que simplesmente desenvolver estratégias de aprendizagem, mas sim, criar estratégias que assegurem que as habilidades e competências necessárias de seus funcionários. Como ferramenta estratégica corporativa, as empresas tem criado as chamadas Universidades de Educação Corporativa, com a real finalidade de capacitar seu corpo funcional, utilizando-se de ferramentas tecnológicas, encurtando distâncias e direcionando o foco empresarial, além de reduzir custos com capacitação e acopanhamento das atividades. Foi realizada, na metodologia, uma abordagem quali-quantitativa, pois foi realizada a aplicação de questionários e de natureza exploratória, pois caracteriza, classifica e define o problema. Os dados pesquisados tiveram origem em cinco empresas que trabalham com universidades corporativas, a partir de questionários, com perguntas abertas e/ou fechadas, realizadas junto a gestores e funcionários. É possível verificar que os objetivos de capacitação global e específica são plenamente alcançados, além do aumento da produtividade funcional.Palavras-Chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Educação. Corporativa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "Ambientes virtuais de aprendizagem, Educação, Corporativa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "cd1bf46421aaafdbcba836c5408e8c16_1745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO LUIZ FREIRE COSTA" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO LUIZ" "autor_email" => "sergioluiz@uern.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 544 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 1745 "titulo" => "VIRTUALIZAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CORPORATIVOS" "resumo" => "A utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem tem se difundido amplamente no meio empresarial, devido expansão econômica mundial da década de 1990 e o advento da Internet, juntamente com a adoção generalizada de tecnologias avançadas, ajudou a alimentar a implementação da educação on-line e de formação tanto no âmbito acadêmico como no mundo dos negócios. Na economia baseada na gestão do conhecimento, as pessoas têm sido identificadas como a chave para o sucesso da organizações e empresas, que passaram a sentir a real necessidade de recrutar, reter e atualizar seus funcionários, voltando-os para uma economia de mercado competitiva. O desafio atual é bem mais amplo que simplesmente desenvolver estratégias de aprendizagem, mas sim, criar estratégias que assegurem que as habilidades e competências necessárias de seus funcionários. Como ferramenta estratégica corporativa, as empresas tem criado as chamadas Universidades de Educação Corporativa, com a real finalidade de capacitar seu corpo funcional, utilizando-se de ferramentas tecnológicas, encurtando distâncias e direcionando o foco empresarial, além de reduzir custos com capacitação e acopanhamento das atividades. Foi realizada, na metodologia, uma abordagem quali-quantitativa, pois foi realizada a aplicação de questionários e de natureza exploratória, pois caracteriza, classifica e define o problema. Os dados pesquisados tiveram origem em cinco empresas que trabalham com universidades corporativas, a partir de questionários, com perguntas abertas e/ou fechadas, realizadas junto a gestores e funcionários. É possível verificar que os objetivos de capacitação global e específica são plenamente alcançados, além do aumento da produtividade funcional.Palavras-Chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Educação. Corporativa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "Ambientes virtuais de aprendizagem, Educação, Corporativa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "cd1bf46421aaafdbcba836c5408e8c16_1745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO LUIZ FREIRE COSTA" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO LUIZ" "autor_email" => "sergioluiz@uern.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }