Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE: ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS.

Palavra-chaves: ADOLESCENTE, PUBERDADE, TRANSFORMAÇÕES Relato de Experiência(RE) Enfermagem
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Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: Na adolescência, fase da vida compreendida na faixa etária dos 12 aos 18 anos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especificamente no púbere, se processam várias mudanças hormonais, que aceleram seu crescimento físico e também o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Este crescimento, com mudanças aceleradas e desiguais, é claramente representado no corpo, onde algumas partes se desenvolvem mais rapidamente que outras. Tudo isso acaba surpreendendo o adolescente, que passa a não conhecer as mudanças em seu próprio corpo. O aparecimento dos caracteres sexuais secundários reforça este ponto, influindo largamente na autoimagem do adolescente, na forma como ele vê seu corpo modificado e em processo de modificação. O fenômeno puberdade/adolescência não pode ser estudado isoladamente. A puberdade corresponde às modificações biológicas, e a adolescência às transformações biopsicossociais em que estas se inserem. É nesse período que a criança perde o modo infantil e sente as primeiras modificações corporais. O presente estudo tem como objetivo prestar algumas orientações sobre as mudanças fisiológicas e sociais provocadas pela puberdade em um grupo de adolescentes de uma escola municipal na cidade de Crato - CE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri, em uma escola municipal na cidade de Crato no Ceará, no período de novembro de 2013. Os sujeitos do estudo foram um grupo de 16 adolescentes matriculados no 6º ano do ensino fundamental II da referida escola, sendo nove do sexo masculino e sete do sexo feminino. RELATO DA EXPERIÊNCIA: O encontro com os adolescentes que buscava abordar sobre a puberdade foi realizada em uma sala de aula a pedido do professor de ciências. O momento foi dividido em quatro etapas. Em um primeiro momento as acadêmicas apresentaram-se aos alunos e fizeram uma dinâmica de quebra gelo afim de melhor interagir com os mesmo, deixando-os mais a vontade para esclarecer as possíveis dúvidas sobre o tema abordado. A segunda etapa foi apresentado um vídeo que abordava de forma didática as principais mudanças no nosso corpo durante a puberdade. Na terceira, que contou com o auxílio de slides, foi realizada a aula propriamente dita, explicando do ponto de vista fisiológico tais mudanças e os principais impactos psicossociais causadas por essas transformações. Na quarta e última etapa foi aberto um debate para esclarecimento das principais dúvidas apresentadas pelos alunos. Vale ressaltar que os adolescentes se mostraram bastantes interessados em todas as etapas do processo e fizeram diversas indagações a respeito do tema. CONCLUSÃO: A experiência nos permitiu conhecer e esclarecer as principais dúvidas dos adolescentes a respeito da puberdade, bem como aliviar algumas angustias causadas pelo intenso processo de transformação desse período. Ao fazermos uma análise junto ao professor que nos convidou sobre a relevância da atividade, percebeu-se a necessidade de abordar a temática de forma didática, bem como dar importância as inquietações dos jovens a respeito das transformações que ocorrem no período da adolescência, sejam elas biopsicossociais ou corporais.

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Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • tomasturbando

    bao mas podia ser melhor

    28/11/2022 16:00:27

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