O presente trabalho emerge diante das preocupações relativas à problemática ambiental e da necessidade de discussões sobre a formação e o papel do pedagogo enquanto educador ambiental na sociedade contemporânea. Para atingirmos esse objetivo, desenvolvemos um estudo bibliográfico acerca da formação do educador ambiental, nos apoiando em autores que discutem a formação do pedagogo e do educador ambiental tais como: Freire (1979; 1980; 1996) que discute o papel do homem frente ao mundo em mudanças, como também aponta a responsabilidade do educador nesse contexto; Gohn (2006) que aborda a educação não - formal, espaço onde se evidencia o papel do educador ambiental; Reigota (1998) que destaca a dimensão pedagógica da educação ambiental, dentre outros. Também procedemos a uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais –PCNs (BRASIL,1997), documento este que delineia o meio ambiente como tema transversal relevante. Constatamos que o papel social do pedagogo enquanto educador ambiental consiste no compromisso para com a formação de seres pensantes no interior das escolas e fora dela. Isto significa que o educador deve ter a capacidade de articular a temática ambiental aos conteúdos a serem ministrados, através do tratamento didático metodológico em espaços escolares ou não escolares, tendo como objetivo a formação do pensamento crítico dos sujeitos com os quais convive.