O ASPECTO SOCIAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 579 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 600 "titulo" => "O ASPECTO SOCIAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Os diversos gêneros textuais propostos no ensino de língua portuguesa serviram como ponto de partida para análise das aulas e do material didático usado pelos professores nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Teve-se como objetivo identificar, analisar e compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partiu-se das seguintes indagações: De que maneira é feito o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula? Há reflexos de metodologias de ensino nos materiais didáticos usados pelos professores? Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2011, em duas escolas, sendo uma da rede particular de ensino e uma da rede pública, ambas situadas na cidade de Teresina (PI). O resultado mostra que os professores de português já fazem uso dos gêneros textuais em sala de aula. Entretanto, pensa-se que não basta fazer uso da diversidade textual para adquirir a competência linguística, mas saber criar espaços de produção e estudos de gêneros que se aproximem das práticas textuais presentes na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "Gêneros textuais, Ensino, Língua portuguesa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8b51afdf27a2dcdb264ee06f60cf41d9_600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÉRITA GIORDANA FONTELES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "THÉRITA DA SILVEIRA" "autor_email" => "theritasilveira@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 579 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 600 "titulo" => "O ASPECTO SOCIAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Os diversos gêneros textuais propostos no ensino de língua portuguesa serviram como ponto de partida para análise das aulas e do material didático usado pelos professores nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Teve-se como objetivo identificar, analisar e compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partiu-se das seguintes indagações: De que maneira é feito o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula? Há reflexos de metodologias de ensino nos materiais didáticos usados pelos professores? Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2011, em duas escolas, sendo uma da rede particular de ensino e uma da rede pública, ambas situadas na cidade de Teresina (PI). O resultado mostra que os professores de português já fazem uso dos gêneros textuais em sala de aula. Entretanto, pensa-se que não basta fazer uso da diversidade textual para adquirir a competência linguística, mas saber criar espaços de produção e estudos de gêneros que se aproximem das práticas textuais presentes na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "Gêneros textuais, Ensino, Língua portuguesa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8b51afdf27a2dcdb264ee06f60cf41d9_600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÉRITA GIORDANA FONTELES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "THÉRITA DA SILVEIRA" "autor_email" => "theritasilveira@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }