1. Introdução
Estudos preliminares realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Engenharia Química, (Santana e Paulo, 2007) observaram a capacidade de complexação de alguns metais em efluentes de descarte a partir de componentes do óleo de coco. A utilização dos ácidos carboxílicos (com maior porcentagem de ácido láurico), de forma isolada, permite uma redução no volume da fase orgânica usada na extração e na separação realizada em novo equipamento de separação líquido-líquido denominado Misturador-Decantador à Inversão de Fases (MDIF) (CHIAVENATO, 1999).
2. Objetivos
Objetivo do trabalho é a remoção de metais pesados da água produzida da indústria do petróleo, a partir de um equipamento semi-industrial Misturador Decantador à Inversão de Fases (MDIF).
3. Metodologia
A água com concentração metálica é armazenada no tanque do aquoso e mantida sob agitação constante para manter total homogeneização. O ponto de coleta da amostra da água para análise situa-se na saída da água para a bomba do aquoso, em fluxo.
O QAV, junto com uma porcentagem do ácido extraído é bombeado do vaso separador para a câmara de mistura através da bomba do orgânico. Observa-se que as fases são admitidas na câmara de mistura em co-corrente. Promove-se a agitação no sistema através do agitador com a finalidade de transferir os contaminantes da fase aquosa para o solvente Extratante+QAV.
Ao chegar à base do MDIF, a água de saída não deve conter metal, que deve ter sido complexado e solubilizado na fase orgânica. Na câmara de separação, a gota transportadora atinge a interface orgânico/aquoso, onde coalesce.
4. Resultados
Ao tratamento da água realizado pelo equipamento MDIF ( Variando –se quantidade de extratante, relação orgânico aquoso e vazões), amostras de 500mL eram coletadas na saída do equipamento para realização das mesmas análises da água bruta para avaliação da remoção de petróleo, metais pesados e mudanças nos parâmetros pH, condutividade elétrica, turbidez, Teor de óleos e graxas (TOG) e análise de concentração de metais em equipamento ICP-OES.
As condições operacionais para os testes 1, 28 e 18, 27 e 31 apresentaram os melhores resultados de eficiência de separação simultânea. Nesses testes, foram observados que houve uma agitação de média a alta (700 – 1100rpm), concentração de extratante alta (0,7 em sua maioria), vazões de média a alta (57 – 71L/h) e as relações O/A (1/3, na sua maioria).
5. Considerações Finais
As melhores porcentagens de eficiência de extração obtidas foram 96,9 % para Cd, 82,2% para Pb, 56,4% para Ni para uma rotação de 700rpm. Na melhor condição de separação, os metais apresentaram na saída: Cd 0,0077ppm; Pb 0,0285ppm; Ni 0,0105ppm de concentração. Todas as concentrações estão dentro dos limites estabelecidos pelo CONAMA (Resolução n. 357) e o fato das concentrações iniciais dos metais estarem dentro destes limites pode ser a sazonalidade para as águas residuais de Guamaré, que variam muito e, em determinados períodos, mostram concentrações bem acima dos limites estabelecidos.