1. Introdução
O uso antrópico do solo tem acelerado a erosão em todo o mundo (VALLE JUNIOR et al., 2014). A degradação do solo causada pela erosão não restringe ao solo, podendo atingir os demais componentes da bacia hidrográfica. De fato, vários estudos indicam que a erosão tem causado a diminuição da qualidade e disponibilidade hídrica (GUO et al., 2015). No semiárido, os impactos são maiores uma vez que a vulnerabilidade desses solos a erosão é elevada (CAMMERAAT et al., 2010). Assim, a investigação da qualidade do solo em bacias hidrográficas, principalmente, semiáridas é essencial para implementação de medidas de manejo sustentável.
2. Objetivos
O presente estudo visa fazer um levantamento da produção científica sobre a influência do uso e ocupação do solo na degradação ambiental em bacias hidrográficas em regiões semiáridas por serem mais vulneráveis aos processos de degradação do solo causada por usos antrópicos.
3. Metodologia
Para a realização dessa revisão utilizou-se como fonte de dados artigos científicos publicados entre 2008 a 2018, totalizando 1114 artigos analisado. Optou-se por busca de artigos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa foi feita utilizando os descritores: land use, quality e riparian. Destes artigos, foram selecionados 60 que estudaram o uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas. Foi realizada outra seleção a fim de identificar quais desses estudos foram realizados em regiões semiáridas.
4. Resultados
Ao analisar os resultados obtidos percebe-se que a temática do uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas teve um crescente aumento nos últimos 10 anos. Destaque maior para os anos de 2016, 2017 e 2018. No ano de 2018, até o momento consta 13 publicações, o que representa 21,7% do total analisado, apresentando o maior número dentre os anos estudados.
O uso do solo influencia as propriedades físico-químicas e de transmissão de água do solo (JHA; MOHAPATRA; DUBEY, 2010). Sendo essas propriedades necessárias para o estudo da influência do uso e ocupação do solo na qualidade ambiental das bacias hidrográficas. Porém, dos 60 artigos encontrados sobre a temática, apenas 16 analisaram a influência das atividades antrópicas nas propriedades do solo. A lacuna encontrada nesses estudos é maior em regiões naturalmente vulneráveis aos processos de degradação do solo, dentre desses 16 estudos, apenas 01 apresentou essa análise em região semiárida.
5. Considerações Finais
É notório o crescente interesse da comunidade científica nos efeitos do uso e ocupação do solo na qualidade da água. Porém, ainda existem lacunas a serem preenchidas, no sentido de estudos que analisem a qualidade do solo sob os diferentes usos em bacias hidrográficas. É amplamente discutido a erosão para caracterizar o transporte de sedimentos e nutrientes aos corpos hídricos, porém o impacto do uso do solo nas suas propriedades não tem sido bem documentado (JHA; MOHAPATRA; DUBEY, 2010). Em regiões semiáridas encontra-se uma maior lacuna, sendo necessário o incentivo de estudos a fim de garantir manejo mais sustentável.