UMA LEITURA (GEO) GRÁFICA DO SERTÃO NAS OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50880 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "UMA LEITURA (GEO) GRÁFICA DO SERTÃO NAS OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI" "resumo" => "A seca entre os anos de 1934 e 1936 marcou um período de estiagem que não ficou restrita ao nordeste brasileiro, mas também aos estados de Minas Gerais e São Paulo que sofreram com a falta de chuvas. Depois disso, o dilema vivenciado no sertão nordestino passou a ser encarado como um problema nacional. Neste contexto, diversos artistas passaram a retratar a seca e o sertão em suas obras, dentre os quais se destacaram Graciliano Ramos (1892 – 1953) – com dois romances (São Bernardo, de 1934 e Vidas secas, de 1938) e Cândido Portinari (1903-1962) com a Série Retirantes de 1944, composta pelas seguintes telas: Retirantes, Enterro na Rede e Criança Morta. Assim, o objetivo desta pesquisa qualitativa é analisar as obras do paulista Cândido Portinari, buscando evidenciar o sertão retratado pelo artista em suas pinturas. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma análise documental e iconográfica, pois são as imagens que transmitem a ideia, não de pessoas ou objetos concretos e isolados, mas noções gerais – a fé, a pobreza, o sofrimento, a tristeza – que se chamam personificações ou símbolos. O artista buscou inspiração nas secas do nordeste e do interior de São Paulo, registrando nas telas a dura realidade de famílias nordestinas e de retirantes, bem como todo o sofrimento desse povo. Essa influência fez com que a pintura de Portinari se tornasse um importante instrumento de denúncia social. Os resultados apontam que a seca e a falta de políticas públicas empurram as pessoas para a cidade, ocasionando o inchaço dos centros urbanos, gerando assim o desemprego, o subemprego e a pobreza. O êxodo rural faz com que as pessoas deixem suas casas no campo e migrem para as cidades motivadas pela esperança de uma vida melhor. Nas telas da Série Retirantes, a natureza é um elemento ativo. As carcaças, os cactos, os urubus em revoada, as covas que quebram o achatamento do solo, são o dramático cenário no qual se situam figuras de diferentes consistências e expressividade. Os personagens, mulheres, velhos e crianças, são os heróis, famintos e sem sorte, que, Portinari fixa, não somente em suas telas, mas também em suas composições. Destaca-se que na obra Criança Morta existe um forte engajamento com a vida. A esperança de uma vida melhor parte de uma preocupação fundamental que desemboca em uma decisão de partir para o desconhecido, mesmo que esse desconhecido seja pior que o conhecido, mesmo que a morte esteja sempre presente em suas caminhadas. Esses seres cadavéricos carregam o peso do destino. As telas de Portinari apresentam a situação humana de maneira bastante real. Nela é perceptível a experiência de vazio e a falta de sentido, revelando a alienação do ser humano. A série Retirantes é uma face do país, é também uma pintura-denúncia, é a sensibilidade do pintor usada para denunciar a cruel realidade do país, é uma imagem que fica para a história, e para a humanidade. É impossível não perturbar-se com a situação decrépita e até cadavérica dos personagens. Os cenários retratados pelo artista mostram uma falta de esperança, com animais mortos e nenhum verde ou algo que denote a vida para o sertanejo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT16 - História, sociedade, natureza, arte e cultura no semiárido brasileiro" "palavra_chave" => "SECA, NORDESTE, INTERDISCIPLINARIDADE, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA21_ID1301_25112018194939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORBERTO STORI" "autor_nome_curto" => "NORBERTO" "autor_email" => "nstori@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50880 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "UMA LEITURA (GEO) GRÁFICA DO SERTÃO NAS OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI" "resumo" => "A seca entre os anos de 1934 e 1936 marcou um período de estiagem que não ficou restrita ao nordeste brasileiro, mas também aos estados de Minas Gerais e São Paulo que sofreram com a falta de chuvas. Depois disso, o dilema vivenciado no sertão nordestino passou a ser encarado como um problema nacional. Neste contexto, diversos artistas passaram a retratar a seca e o sertão em suas obras, dentre os quais se destacaram Graciliano Ramos (1892 – 1953) – com dois romances (São Bernardo, de 1934 e Vidas secas, de 1938) e Cândido Portinari (1903-1962) com a Série Retirantes de 1944, composta pelas seguintes telas: Retirantes, Enterro na Rede e Criança Morta. Assim, o objetivo desta pesquisa qualitativa é analisar as obras do paulista Cândido Portinari, buscando evidenciar o sertão retratado pelo artista em suas pinturas. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma análise documental e iconográfica, pois são as imagens que transmitem a ideia, não de pessoas ou objetos concretos e isolados, mas noções gerais – a fé, a pobreza, o sofrimento, a tristeza – que se chamam personificações ou símbolos. O artista buscou inspiração nas secas do nordeste e do interior de São Paulo, registrando nas telas a dura realidade de famílias nordestinas e de retirantes, bem como todo o sofrimento desse povo. Essa influência fez com que a pintura de Portinari se tornasse um importante instrumento de denúncia social. Os resultados apontam que a seca e a falta de políticas públicas empurram as pessoas para a cidade, ocasionando o inchaço dos centros urbanos, gerando assim o desemprego, o subemprego e a pobreza. O êxodo rural faz com que as pessoas deixem suas casas no campo e migrem para as cidades motivadas pela esperança de uma vida melhor. Nas telas da Série Retirantes, a natureza é um elemento ativo. As carcaças, os cactos, os urubus em revoada, as covas que quebram o achatamento do solo, são o dramático cenário no qual se situam figuras de diferentes consistências e expressividade. Os personagens, mulheres, velhos e crianças, são os heróis, famintos e sem sorte, que, Portinari fixa, não somente em suas telas, mas também em suas composições. Destaca-se que na obra Criança Morta existe um forte engajamento com a vida. A esperança de uma vida melhor parte de uma preocupação fundamental que desemboca em uma decisão de partir para o desconhecido, mesmo que esse desconhecido seja pior que o conhecido, mesmo que a morte esteja sempre presente em suas caminhadas. Esses seres cadavéricos carregam o peso do destino. As telas de Portinari apresentam a situação humana de maneira bastante real. Nela é perceptível a experiência de vazio e a falta de sentido, revelando a alienação do ser humano. A série Retirantes é uma face do país, é também uma pintura-denúncia, é a sensibilidade do pintor usada para denunciar a cruel realidade do país, é uma imagem que fica para a história, e para a humanidade. É impossível não perturbar-se com a situação decrépita e até cadavérica dos personagens. Os cenários retratados pelo artista mostram uma falta de esperança, com animais mortos e nenhum verde ou algo que denote a vida para o sertanejo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT16 - História, sociedade, natureza, arte e cultura no semiárido brasileiro" "palavra_chave" => "SECA, NORDESTE, INTERDISCIPLINARIDADE, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA21_ID1301_25112018194939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORBERTO STORI" "autor_nome_curto" => "NORBERTO" "autor_email" => "nstori@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }