SILVA, Ithany Felipe Alcântara Da et al.. Projeto prospera caatinga: i. cartilha ambiental. Anais CONADIS... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50815>. Acesso em: 24/11/2024 17:55
RESUMO O Território de Identidade de Irecê (TII) localiza-se no sertão da Bahia, no Centro Oeste Baiano, sendo constituído por 20 municípios e sua população é estimada em 400.063 habitantes. O TII ficou conhecido pela sua potencialidade nas produções agrícolas de mamona, milho e feijão décadas atrás e até então temos “a própria Irecê reconhecida como a capital do feijão”. O território está localizado na região semiárida do Nordeste e sempre teve problemas com a seca, por outro lado, o subsolo sempre foi rico em águas subterrâneas, mas há alguns anos a situação vem se agravando com a retirada das águas por meio dos poços artesianos para uso na agricultura. Nesse sentido, o processo de desertificação tem se acentuado em diferentes partes do território e, por isso a importância de projetos que tragam essa questão à tona e evidencie uma possível solução com a realização de campanhas nas escolas, associações e comunidades para apresentar os problemas da desertificação e as possíveis soluções. O projeto “Próspera Caatinga” tem como objetivo apresentar a toda comunidade acadêmica e territorial os impactos causados pala desertificação no Território de Identidade de Irecê, suas causas e possíveis soluções. Por meio de palestras e atividades voltadas ao desenvolvimento da Educação Ambiental, estaremos buscando despertar a sensibilidade e o senso crítico da população para refletir sobre o assunto. Durante as visitas aos colégios estaduais de cada um dos 20 municípios que compõem o TII, serão realizadas oficinas e também a distribuição de mudas de espécies nativas e exóticas da Caatinga. Na primeira etapa, buscaremos desenvolver uma metodologia de parcerias, aonde contaremos com a colaboração do Núcleo Territorial de Educação de Irecê “NTE-01” que disponibilizara 29 colégios estaduais, da parceria com diferentes projetos estaduais existentes como o “COM-VIDA” e “JUVENTUDE EM AÇÃO”. Com esse apoio poderemos aprofundar os estudos sobre o semiárido dentro dos colégios participantes e a parti do projeto “Com Vida” fomentar a criação de um conselho ambiental para fiscalizar e desenvolver atividades para Educação Ambiental. Com o projeto “Juventude em Ação” serão desenvolvidas conjuntamente atividades voltadas ao meio ambiente como as diferentes formas de preservação e sensibilização em relação aos diferentes problemas climáticos. Assim, os projetos pensados para acontecer além dos muros escolares. Na segunda etapa do projeto começaremos a pesquisa de campo que consistira em visitas aos municípios e comunidades atingidos pela desertificação. Durante essas visitas será realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionário para identificar as necessidades de cada área e dar início, a parti das informações coletadas a confecção de uma cartilha ambiental, de panfletos infirmativos e outros documentos que tratam do assunto desertificação. Cumprindo-se essas etapas duas etapas, esperamos poder contribuir com os projetos “Com vida e Juventude em Ação” visando assim colaborar com a ação ambiental neste território de identidade da Bahia. Finalmente, esperamos que as cartilhas e informações obtidas pela pesquisa sirvam para sensibilizar a comunidade e mostrar os impactos ambientais neste território que é um dos mais importantes da Bahia e que possam refletir sobre suas ações individuais.