Nas últimas décadas, paralelamente ao desenvolvimento científico e tecnológico, tem ocorrido maior utilização dos recursos naturais de forma desordenada, como se estes fossem encontrados de forma infinita na natureza. Diante disso, as nações mundiais vêm mostrando preocupações e discutindo soluções para se alcançar um desenvolvimento com sustentabilidade, que possibilite as gerações atuais e futuras e, ao planeta Terra, a vida com qualidade e dignidade humana. Está imbricado nessa relação de crescimento e desenvolvimento o consumo como propulsor do funcionamento do mercado que, independente de qualquer situação, objetiva competitividade e lucro. Mesmo que resulte em desenvolvimento predatório, que vem acompanhado por aumento da miséria, da violência, do desemprego, dentre outros. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo principal a revisão bibliográfica acerca da Percepção Ambiental (PA) aliada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como subsídios para conservação da biodiversidade na região semiárida brasileira. De forma que possa servir de incentivo, orientação e base para a realização de estudos de PA e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em escolas junto aos professores e alunos, uma vez que, possibilita ampliar a visão acerca da relação homem-natureza, a partir do conhecimento local e conservação da sociobiodiversidade da região semiárida. Para a elaboração desta revisão, foi consultado os referenciais bibliográficos sobre os estudos de PA, EDS, ODS e conservação da biodiversidade. A região Semiárida, na qual predomina o Domínio das Caatingas, é considerado um bioma rico em biodiversidade, porém, convive com graves problemas ambientais e, vem sendo um dos mais ameaçados e transformado pela ação humana. Além disso, as interações entre a natureza e o homem nessa região foram marcadas por uma percepção na qual os recursos naturais são inexauríveis. Assim sendo, se faz necessário e urgente uma mudança regional significativa em direção ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é vital colocar em prática nas escolas a EDS e os ODS, que segundo a UNESCO, tem como base a educação como indispensável para promover valores, atitudes, capacidades e comportamentos essenciais para confrontar os diversos desafios como pobreza, consumo desordenado, degradação ambiental, decadência urbana, crescimento da população, entre outros. Como forma de fortalecer as ações, atitudes em torno do Desenvolvimento Sustentável, a ONU definiu “A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (2015-2030), na qual estão incluídos 17 ODS e 169 metas, os quais foram construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com a meta de concluir o que estes não conseguiram alcançar. Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, e é nesse contexto que urge relevância da percepção ambiental dos educandos e educadores aliada à EDS, para compreender as interrelações entre o ser humano e o espaço onde vive, promovendo a sensibilização, a consciência e a compreensão do ambiente ao seu redor, para que assim, construam uma nova mentalidade e comportamento com vista a sustentabilidade e a qualidade de vida.