O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO SERTÃO PARAIBANO SOBRE O
BIOMA CAATINGA
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Porém, por suas características únicas, muitas vezes esse ecossistema é estigmatizado no Brasil como sendo sem importância e pobre em recursos. Baseado na sua importância econômica e ecológica, para a população local faz-se necessário conhecer a visão dos jovens nordestinos sobre este bioma de forma a estimular atividades de preservação e conscientizar sobre o manejo do mesmo. Objetivo Conhecer o entendimento de discentes do ensino fundamental do sertão paraibano sobre a Caatinga e através estabelecer ferramentas para facilitar a compreensão sobre a fauna e flora local. Metodologia Para a realização do estudo, foi aplicado um questionário aos estudantes do 6ª e 9º anos de duas escolas públicas situadas no semiárido paraibano, na cidade de Patos. Nele, estavam perguntas referentes ao bioma Caatinga. Foram respondidos 107 questionários e os dados obtidos foram colocados em porcentagem para facilitar a análise final dos resultados. Resultados e Discussão Analisando os dados é possível notar que os alunos dos 9º anos das escolas A e B quando perguntados de que bioma eles fazem parte, responderam: 60% “Caatinga”, 15% “Não sei”, 5% “Português”, 2,5% “Seca” e 17,5% deixaram a questão em branco. Quando questionados se já haviam estudado sobre o assunto bioma 60% responderam “sim”, 20% “não sei”, 17,5% “não”, e 2,5% dos alunos não responderam à questão. Quando perguntados se a Caatinga é ameaçada pela ação humana 45% responderam “sim”, 32,5% “não sei’’ e 22,5% “não”. Já nos 6º anos das duas instituições obteve-se os seguintes resultados, quando indagados sobre de que bioma eles fazem parte, responderam: 65,2% “Caatinga”, 5,8% “Tropical”, 2,9% “Serrado”, 1,4% “ Em uma obra de arte”, 13,1% “Brasil” e 11,6% dos alunos deixaram a questão em branco. Quando questionados se já haviam estudado sobre o assunto bioma 68,1% responderam “sim”, 18,9% “não”, e 13% “não sei”. Quando perguntados se a Caatinga é ameaçada pela ação humana 68,1% responderam “sim”, 15,9% “não sei’’, 11,4% “não” e 4,6 % dos alunos deixaram essa questão em branco. Com a análise dos dados notou-se uma maior noção sobre o bioma Caatinga com os discentes do 6º ano, noção essa que se perdeu em parte com a chegada ao 9º ano, isso provavelmente ocasionado pela falta de práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado. Considerações finais e Referências O conhecimento demonstrado pelos estudantes pesquisados comprovam que se faz necessário enfatizar o ensino do bioma Caatinga nas escolas do Nordeste, de forma a propagar a importância desse ecossistema, contextualizar o ensino teórico com a realidade dos estudantes e conscientizar sobre a necessidade da preservação desse ecossistema. Além disso, o estudo demonstra a necessidade de práticas pedagógicas que estimulem e facilite a aprendizagem dos estudantes." 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