Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

HORTA ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, HORTALIÇAS, ENSINO Comunicação Oral (CO) AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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      1. Introdução\r\n
      A horta no contexto escolar auxilia como uma ferramenta alternativa para ajudar e contribuir nas atividades integradoras nos componentes curriculares dos alunos no ensino fundamental. Essas atividades permitem relacionar a educação ambiental com educação alimentar e valores sociais, tornando assim possível a participação dos sujeitos envolvidos, desenvolvendo uma sociedade sustentável através de atividades voltadas com a interdisciplinaridade (OLIVEIRA et al., 2018). Nesse sentido, se torna importante que a educação seja de qualidade para que possa ter o comprometimento com a formação de cidadão que estejam preparados para os anos futuros.\r\n
      \r\n
      2. Objetivos \t\r\n
      O presente trabalho teve como objetivo geral promover atividades didático-pedagógicas utilizando a horta escolar como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: relacionar e propiciar a construção do conhecimento dos recursos: solo-água-planta; incorporar a alimentação saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica; envolver estudantes e docentes nas atividades relacionadas à horta; ajuda a desempenhar o papel de cidadão na construção de sua formação.\r\n
      \r\n
      3. Metodologia \r\n
      O projeto foi desenvolvido com 56 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Sônia Brito Rodrigues, localizada no Município de Piranhas, microrregião do estado de Alagoas. A participação da comunidade escolar foi de grande valia, foram desenvolvidas atividades como: reunião com o corpo docente (professoras) gestores (direção e coordenação) para exposição do trabalho que seria realizado, com os discentes foram etapas como: palestras expositivas (poluição ambiental: o lixo, importância da água e alimentação saudável) oficinas temáticas, dias de campo, implantação e condução da horta por parte dos envolvidos no projeto que possibilitou aos mesmos o conhecimento de todas as etapas do cultivo das hortaliças (produção de mudas, transplantio e plantio direto, tratos culturais, colheita e higienização dos vegetais) que foram implantadas na horta, para proporcionar o enriquecimento na merenda escolar e trabalhando também a conscientização dos alunos com relação aos bons hábitos alimentares.  \r\n
      \r\n
      \r\n
      4. Resultados\r\n
      Com a inclusão de uma horta escolar, pode ampliar a construção do ensino das ciências que lide com abordagens multidisciplinares. Sendo de grande importância de aproveitar o espaço escolar com a implantação de uma horta trazendo benefícios e permitindo aos discentes e docentes a vivenciarem na prática assuntos correlacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula como português, matemática, ciências, geografia e artes em que se ressaltasse o trabalho de forma interdisciplinar. Além do mais, com esse processo de implantação das hortaliças, contribuiu para uma postura mais ecologicamente correta, tanto por parte dos discentes quanto dos docentes, tendo em vista não só em reconhecer a importância dos recursos naturais como também nos princípios da sustentabilidade.\r\n
      \r\n
      5. Considerações Finais\r\n
      Dessa forma, essa ação possibilitou melhorias nas condições ambientais e sociais dos alunados em despertar ainda mais a curiosidade em algo novo como também dinamizar o conteúdo passado em sala de aula, sendo assim, propiciando de maneira prática um aprendizado significativo. A horta inserida na escola proporcionou hábitos alimentares mais saudáveis para os alunos, além de que a escola pode retirar da horta um complemento para a alimentação da merenda escolar.\r\n
      \r\n
      6. Referências\r\n
      \r\n
      OLIVEIRA, F. R.; PEREIRA, E. R.; PEREIRA JUNIOR, A. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-13. 2018.
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      A horta no contexto escolar auxilia como uma ferramenta alternativa para ajudar e contribuir nas atividades integradoras nos componentes curriculares dos alunos no ensino fundamental. Essas atividades permitem relacionar a educação ambiental com educação alimentar e valores sociais, tornando assim possível a participação dos sujeitos envolvidos, desenvolvendo uma sociedade sustentável através de atividades voltadas com a interdisciplinaridade (OLIVEIRA et al., 2018). Nesse sentido, se torna importante que a educação seja de qualidade para que possa ter o comprometimento com a formação de cidadão que estejam preparados para os anos futuros.\r\n
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      2. Objetivos \t\r\n
      O presente trabalho teve como objetivo geral promover atividades didático-pedagógicas utilizando a horta escolar como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: relacionar e propiciar a construção do conhecimento dos recursos: solo-água-planta; incorporar a alimentação saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica; envolver estudantes e docentes nas atividades relacionadas à horta; ajuda a desempenhar o papel de cidadão na construção de sua formação.\r\n
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      3. Metodologia \r\n
      O projeto foi desenvolvido com 56 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Sônia Brito Rodrigues, localizada no Município de Piranhas, microrregião do estado de Alagoas. A participação da comunidade escolar foi de grande valia, foram desenvolvidas atividades como: reunião com o corpo docente (professoras) gestores (direção e coordenação) para exposição do trabalho que seria realizado, com os discentes foram etapas como: palestras expositivas (poluição ambiental: o lixo, importância da água e alimentação saudável) oficinas temáticas, dias de campo, implantação e condução da horta por parte dos envolvidos no projeto que possibilitou aos mesmos o conhecimento de todas as etapas do cultivo das hortaliças (produção de mudas, transplantio e plantio direto, tratos culturais, colheita e higienização dos vegetais) que foram implantadas na horta, para proporcionar o enriquecimento na merenda escolar e trabalhando também a conscientização dos alunos com relação aos bons hábitos alimentares.  \r\n
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      Com a inclusão de uma horta escolar, pode ampliar a construção do ensino das ciências que lide com abordagens multidisciplinares. Sendo de grande importância de aproveitar o espaço escolar com a implantação de uma horta trazendo benefícios e permitindo aos discentes e docentes a vivenciarem na prática assuntos correlacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula como português, matemática, ciências, geografia e artes em que se ressaltasse o trabalho de forma interdisciplinar. Além do mais, com esse processo de implantação das hortaliças, contribuiu para uma postura mais ecologicamente correta, tanto por parte dos discentes quanto dos docentes, tendo em vista não só em reconhecer a importância dos recursos naturais como também nos princípios da sustentabilidade.\r\n
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      5. Considerações Finais\r\n
      Dessa forma, essa ação possibilitou melhorias nas condições ambientais e sociais dos alunados em despertar ainda mais a curiosidade em algo novo como também dinamizar o conteúdo passado em sala de aula, sendo assim, propiciando de maneira prática um aprendizado significativo. A horta inserida na escola proporcionou hábitos alimentares mais saudáveis para os alunos, além de que a escola pode retirar da horta um complemento para a alimentação da merenda escolar.\r\n
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

1. Introdução A horta no contexto escolar auxilia como uma ferramenta alternativa para ajudar e contribuir nas atividades integradoras nos componentes curriculares dos alunos no ensino fundamental. Essas atividades permitem relacionar a educação ambiental com educação alimentar e valores sociais, tornando assim possível a participação dos sujeitos envolvidos, desenvolvendo uma sociedade sustentável através de atividades voltadas com a interdisciplinaridade (OLIVEIRA et al., 2018). Nesse sentido, se torna importante que a educação seja de qualidade para que possa ter o comprometimento com a formação de cidadão que estejam preparados para os anos futuros. 2. Objetivos O presente trabalho teve como objetivo geral promover atividades didático-pedagógicas utilizando a horta escolar como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: relacionar e propiciar a construção do conhecimento dos recursos: solo-água-planta; incorporar a alimentação saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica; envolver estudantes e docentes nas atividades relacionadas à horta; ajuda a desempenhar o papel de cidadão na construção de sua formação. 3. Metodologia O projeto foi desenvolvido com 56 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Sônia Brito Rodrigues, localizada no Município de Piranhas, microrregião do estado de Alagoas. A participação da comunidade escolar foi de grande valia, foram desenvolvidas atividades como: reunião com o corpo docente (professoras) gestores (direção e coordenação) para exposição do trabalho que seria realizado, com os discentes foram etapas como: palestras expositivas (poluição ambiental: o lixo, importância da água e alimentação saudável) oficinas temáticas, dias de campo, implantação e condução da horta por parte dos envolvidos no projeto que possibilitou aos mesmos o conhecimento de todas as etapas do cultivo das hortaliças (produção de mudas, transplantio e plantio direto, tratos culturais, colheita e higienização dos vegetais) que foram implantadas na horta, para proporcionar o enriquecimento na merenda escolar e trabalhando também a conscientização dos alunos com relação aos bons hábitos alimentares. 4. Resultados Com a inclusão de uma horta escolar, pode ampliar a construção do ensino das ciências que lide com abordagens multidisciplinares. Sendo de grande importância de aproveitar o espaço escolar com a implantação de uma horta trazendo benefícios e permitindo aos discentes e docentes a vivenciarem na prática assuntos correlacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula como português, matemática, ciências, geografia e artes em que se ressaltasse o trabalho de forma interdisciplinar. Além do mais, com esse processo de implantação das hortaliças, contribuiu para uma postura mais ecologicamente correta, tanto por parte dos discentes quanto dos docentes, tendo em vista não só em reconhecer a importância dos recursos naturais como também nos princípios da sustentabilidade. 5. Considerações Finais Dessa forma, essa ação possibilitou melhorias nas condições ambientais e sociais dos alunados em despertar ainda mais a curiosidade em algo novo como também dinamizar o conteúdo passado em sala de aula, sendo assim, propiciando de maneira prática um aprendizado significativo. A horta inserida na escola proporcionou hábitos alimentares mais saudáveis para os alunos, além de que a escola pode retirar da horta um complemento para a alimentação da merenda escolar. 6. Referências OLIVEIRA, F. R.; PEREIRA, E. R.; PEREIRA JUNIOR, A. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-13. 2018.

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