É sabido que são inúmeras dificuldades encontradas por professores e futuros professores no âmbito escolar, relacionado à desenvoltura das aulas. No ensino aprendizagem de ciências/biologia, essas dificuldades muitas vezes são maiores, pois são disciplinas bastante complexa para ser compreendidas por alunos de ensino básico. Referente ao bioma Caatinga que é pouco explanado pelos professores, porém bastante rico na sua fauna e flora, pode ser empregados diversos instrumentos metodológicos, buscando sempre um melhor envolvimento do alunato, e uma melhor assimilação do conteúdo. Nesse presente trabalho será desenvolvida a produção de histórias em quadrinhos com alunos do ensino médio. O objetivo do presente trabalho será utilizar a estratégia de histórias em quadrinhos com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, a respeito do bioma Caatinga que é exclusivamente brasileiro. Considerando que é um dos biomas menos conhecidos do país, por exibir um aspecto seco e denominado como mata branca. A finalidade do trabalho será oferecer informações acerca de características exclusivas deste bioma, como adaptações, algumas espécies encontradas nele, preservação, áreas ambientais, educação ambiental, com a finalidade de complementar as informações que são trazidas pelo livro didático, despertando o interesse do alunato sobre este rico bioma. A estratégia metodológica utilizada será primeiramente a aplicação de questionários contendo perguntas acerca do tema proposto, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o bioma. Em um segundo momento serão distribuídas as histórias em quadrinhos para as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As classes serão divididas em grupos de no máximo 03 pessoas para leitura e discussão das histórias. Em um terceiro momento, o alunato deverá fazer uma pesquisa na sua cidade, e no seu bairro e levá-la para a sala de aula, com imagens de características do bioma para serem discutidos. Em um quarto momento deverão novamente responder o questionário, para que desta forma seja possível identificar o que foi assimilado a partir discussão em sala. Deste modo, o aluno irá levar o conteúdo abordado em sala para o seu cotidiano, buscando as características do bioma em cidade, e no seu bairro. Os resultados esperados com a utilização de história em quadrinhos envolvendo o bioma caatinga como estratégia metodológica é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre o bioma que ainda é pouco conhecido e estudado pelos alunos tanto do ensino médio como do ensino Fundamental. Como também auxiliar o professor em sua prática docente a mostrar a diversidade de fauna e flora do bioma fazendo com que os alunos conheçam o espaço ao qual estão inseridos. O trabalho possui relevância, pois o uso dos quadrinhos para o processo de ensino e aprendizagem torna-se uma essa ferramenta viável e de grande potencialidade para a ação pedagógica incorporando-a ao ambiente escolar. O trabalho tem como importância reforçar o ensino de ciências e biologia, repassando conhecimentos por meios de historia em quadrinhos sobre o bioma caatinga, a fim de auxiliar o trabalho do professor em passar conhecimentos de forma lúdica e didática já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo nas escolas de ensino básico, auxiliando na forma da aprendizagem do aluno, ampliando os conhecimentos de forma leve e humorada para maior absorção do assunto.