HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA.
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50703 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 1141 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA." "resumo" => "É sabido que são inúmeras dificuldades encontradas por professores e futuros professores no âmbito escolar, relacionado à desenvoltura das aulas. No ensino aprendizagem de ciências/biologia, essas dificuldades muitas vezes são maiores, pois são disciplinas bastante complexa para ser compreendidas por alunos de ensino básico. Referente ao bioma Caatinga que é pouco explanado pelos professores, porém bastante rico na sua fauna e flora, pode ser empregados diversos instrumentos metodológicos, buscando sempre um melhor envolvimento do alunato, e uma melhor assimilação do conteúdo. Nesse presente trabalho será desenvolvida a produção de histórias em quadrinhos com alunos do ensino médio. O objetivo do presente trabalho será utilizar a estratégia de histórias em quadrinhos com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, a respeito do bioma Caatinga que é exclusivamente brasileiro. Considerando que é um dos biomas menos conhecidos do país, por exibir um aspecto seco e denominado como mata branca. A finalidade do trabalho será oferecer informações acerca de características exclusivas deste bioma, como adaptações, algumas espécies encontradas nele, preservação, áreas ambientais, educação ambiental, com a finalidade de complementar as informações que são trazidas pelo livro didático, despertando o interesse do alunato sobre este rico bioma. A estratégia metodológica utilizada será primeiramente a aplicação de questionários contendo perguntas acerca do tema proposto, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o bioma. Em um segundo momento serão distribuídas as histórias em quadrinhos para as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As classes serão divididas em grupos de no máximo 03 pessoas para leitura e discussão das histórias. Em um terceiro momento, o alunato deverá fazer uma pesquisa na sua cidade, e no seu bairro e levá-la para a sala de aula, com imagens de características do bioma para serem discutidos. Em um quarto momento deverão novamente responder o questionário, para que desta forma seja possível identificar o que foi assimilado a partir discussão em sala. Deste modo, o aluno irá levar o conteúdo abordado em sala para o seu cotidiano, buscando as características do bioma em cidade, e no seu bairro. Os resultados esperados com a utilização de história em quadrinhos envolvendo o bioma caatinga como estratégia metodológica é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre o bioma que ainda é pouco conhecido e estudado pelos alunos tanto do ensino médio como do ensino Fundamental. Como também auxiliar o professor em sua prática docente a mostrar a diversidade de fauna e flora do bioma fazendo com que os alunos conheçam o espaço ao qual estão inseridos. O trabalho possui relevância, pois o uso dos quadrinhos para o processo de ensino e aprendizagem torna-se uma essa ferramenta viável e de grande potencialidade para a ação pedagógica incorporando-a ao ambiente escolar. O trabalho tem como importância reforçar o ensino de ciências e biologia, repassando conhecimentos por meios de historia em quadrinhos sobre o bioma caatinga, a fim de auxiliar o trabalho do professor em passar conhecimentos de forma lúdica e didática já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo nas escolas de ensino básico, auxiliando na forma da aprendizagem do aluno, ampliando os conhecimentos de forma leve e humorada para maior absorção do assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Riquezas naturais do semiárido: preservação e conservação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA3_ID1141_01122018000458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA ZILMARA MAIA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviazilmara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50703 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 1141 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA." "resumo" => "É sabido que são inúmeras dificuldades encontradas por professores e futuros professores no âmbito escolar, relacionado à desenvoltura das aulas. No ensino aprendizagem de ciências/biologia, essas dificuldades muitas vezes são maiores, pois são disciplinas bastante complexa para ser compreendidas por alunos de ensino básico. Referente ao bioma Caatinga que é pouco explanado pelos professores, porém bastante rico na sua fauna e flora, pode ser empregados diversos instrumentos metodológicos, buscando sempre um melhor envolvimento do alunato, e uma melhor assimilação do conteúdo. Nesse presente trabalho será desenvolvida a produção de histórias em quadrinhos com alunos do ensino médio. O objetivo do presente trabalho será utilizar a estratégia de histórias em quadrinhos com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, a respeito do bioma Caatinga que é exclusivamente brasileiro. Considerando que é um dos biomas menos conhecidos do país, por exibir um aspecto seco e denominado como mata branca. A finalidade do trabalho será oferecer informações acerca de características exclusivas deste bioma, como adaptações, algumas espécies encontradas nele, preservação, áreas ambientais, educação ambiental, com a finalidade de complementar as informações que são trazidas pelo livro didático, despertando o interesse do alunato sobre este rico bioma. A estratégia metodológica utilizada será primeiramente a aplicação de questionários contendo perguntas acerca do tema proposto, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o bioma. Em um segundo momento serão distribuídas as histórias em quadrinhos para as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As classes serão divididas em grupos de no máximo 03 pessoas para leitura e discussão das histórias. Em um terceiro momento, o alunato deverá fazer uma pesquisa na sua cidade, e no seu bairro e levá-la para a sala de aula, com imagens de características do bioma para serem discutidos. Em um quarto momento deverão novamente responder o questionário, para que desta forma seja possível identificar o que foi assimilado a partir discussão em sala. Deste modo, o aluno irá levar o conteúdo abordado em sala para o seu cotidiano, buscando as características do bioma em cidade, e no seu bairro. Os resultados esperados com a utilização de história em quadrinhos envolvendo o bioma caatinga como estratégia metodológica é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre o bioma que ainda é pouco conhecido e estudado pelos alunos tanto do ensino médio como do ensino Fundamental. Como também auxiliar o professor em sua prática docente a mostrar a diversidade de fauna e flora do bioma fazendo com que os alunos conheçam o espaço ao qual estão inseridos. O trabalho possui relevância, pois o uso dos quadrinhos para o processo de ensino e aprendizagem torna-se uma essa ferramenta viável e de grande potencialidade para a ação pedagógica incorporando-a ao ambiente escolar. O trabalho tem como importância reforçar o ensino de ciências e biologia, repassando conhecimentos por meios de historia em quadrinhos sobre o bioma caatinga, a fim de auxiliar o trabalho do professor em passar conhecimentos de forma lúdica e didática já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo nas escolas de ensino básico, auxiliando na forma da aprendizagem do aluno, ampliando os conhecimentos de forma leve e humorada para maior absorção do assunto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Riquezas naturais do semiárido: preservação e conservação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA3_ID1141_01122018000458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA ZILMARA MAIA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviazilmara@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }