O Semiárido brasileiro compreende uma área de 975 mil Km², abrangendo 1.189
municípios de nove estados. Neste espaço geográfico vivem cerca de 25 milhões de
pessoas. Apesar de ser considerada a região a mais pobre do Brasil, o semiárido tem
riquezas exuberantes, que refletem nas histórias de povo, suas raízes, aspectos culturais,
sociais, políticos, subjetividades, religiosidades, etc. Este trabalho teve como objetivo
analisar as experiências do Projeto de Educação Contextualizada no Semiárido dentro
do ambiente da Escola Municipal Liberato Vieira, localidade Brejo da Fortaleza,
Município de Ipiranga do Piauí, e seus benefícios para a educação escolar. Para obter as
informações foram realizadas observações in loco, além de entrevista semiestruturada
com gestores e docentes, a fim de identificar: como foi implantado e está sendo
desenvolvido o projeto de Educação Contextualizada no Semiárido na escola; os
materiais utilizados; as metodologias e práticas pedagógicas adotadas; e o envolvimento
e contribuições para a comunidade escolar. O trabalho realizado na escola busca sempre
a integração com a família. Para isso são realizadas uma série de ações que resultam na
participação dos responsáveis, como: reuniões, palestras, culminâncias de projetos,
datas comemorativas, formações etc. Alguns pais procuram a escola voluntariamente
para saber do desempenho de seus filhos e colaborar com as atividades desenvolvidas,
demonstrando acreditar na proposta da escola, que tem resultado em melhorias na
aprendizagem e na relação escola/família/comunidade e até na própria comunidade. A
Educação Contextualizada surge como uma proposta metodológica para os educandos
avançarem na busca pelo desenvolvimento da região e por uma educação em que a
cultura seja um instrumento primordial no processo educacional. Essas estratégicas
metodológicas usadas no processo de ensino-aprendizagem na escola que priorizam o
protagonismo do aluno, incentivam seu interesse e seu envolvimento. Assim, esta
pesquisa proporcionou o entendimento de como ocorreu a construção coletiva da
Educação Contextualizada em uma escola do Município de Ipiranga do Piauí,
possibilitando o conhecimento e a compreensão crítica dos aspectos sociais, históricos,
políticos, econômicos e culturais que levaram à sua implementação, identificando as
potencialidades do trabalho para o desenvolvimento sustentável no semiárido. A
reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas na escola permitiu identificar
também os desafios enfrentados e benefícios conseguidos pela instituição pesquisada,
além de, principalmente, reforçar a importância delas estarem relacionadas às demandas
levantadas junto à comunidade, demandas estas que permitiram criar estratégias
didático-pedagógicas que fomentaram e fomentam a compreensão crítica do contexto
em que os sujeitos das ações estão envolvidos.