Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇAO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO: EXPERIENCIAS DA ESCOLA MUNICIPAL LIBERATO VIEIRA, BREJO DA FORTALEZA, IPIRANGA DO PIAUI, PIAUI

Palavra-chaves: ENSINO, EDUCAÇAO DO CAMPO, INTEGRAÇAO ESCOLA-FAMILIA Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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      municípios de nove estados. Neste espaço geográfico vivem cerca de 25 milhões de \r\n
      pessoas. Apesar de ser considerada a região a mais pobre do Brasil, o semiárido tem \r\n
      riquezas exuberantes, que refletem nas histórias de povo, suas raízes, aspectos culturais, \r\n
      sociais, políticos, subjetividades, religiosidades, etc. Este trabalho teve como objetivo \r\n
      analisar as experiências do Projeto de Educação Contextualizada no Semiárido dentro \r\n
      do ambiente da Escola Municipal Liberato Vieira, localidade Brejo da Fortaleza, \r\n
      Município de Ipiranga do Piauí, e seus benefícios para a educação escolar. Para obter as \r\n
      informações foram realizadas observações in loco, além de entrevista semiestruturada \r\n
      com gestores e docentes, a fim de identificar: como foi implantado e está sendo \r\n
      desenvolvido o projeto de Educação Contextualizada no Semiárido na escola; os \r\n
      materiais utilizados; as metodologias e práticas pedagógicas adotadas; e o envolvimento \r\n
      e contribuições para a comunidade escolar. O trabalho realizado na escola busca sempre \r\n
      a integração com a família. Para isso são realizadas uma série de ações que resultam na \r\n
      participação dos responsáveis, como: reuniões, palestras, culminâncias de projetos, \r\n
      datas comemorativas, formações etc. Alguns pais procuram a escola voluntariamente \r\n
      para saber do desempenho de seus filhos e colaborar com as atividades desenvolvidas, \r\n
      demonstrando acreditar na proposta da escola, que tem resultado em melhorias na \r\n
      aprendizagem e na relação escola/família/comunidade e até na própria comunidade. A \r\n
      Educação Contextualizada surge como uma proposta metodológica para os educandos \r\n
      avançarem na busca pelo desenvolvimento da região e por uma educação em que a \r\n
      cultura seja um instrumento primordial no processo educacional. Essas estratégicas \r\n
      metodológicas usadas no processo de ensino-aprendizagem na escola que priorizam o \r\n
      protagonismo do aluno, incentivam seu interesse e seu envolvimento. Assim, esta \r\n
      pesquisa proporcionou o entendimento de como ocorreu a construção coletiva da \r\n
      Educação Contextualizada em uma escola do Município de Ipiranga do Piauí, \r\n
      possibilitando o conhecimento e a compreensão crítica dos aspectos sociais, históricos, \r\n
      políticos, econômicos e culturais que levaram à sua implementação, identificando as \r\n
      potencialidades do trabalho para o desenvolvimento sustentável no semiárido. A \r\n
      reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas na escola permitiu identificar \r\n
      também os desafios enfrentados e benefícios conseguidos pela instituição pesquisada, \r\n
      além de, principalmente, reforçar a importância delas estarem relacionadas às demandas \r\n
      levantadas junto à comunidade, demandas estas que permitiram criar estratégias \r\n
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O Semiárido brasileiro compreende uma área de 975 mil Km², abrangendo 1.189 municípios de nove estados. Neste espaço geográfico vivem cerca de 25 milhões de pessoas. Apesar de ser considerada a região a mais pobre do Brasil, o semiárido tem riquezas exuberantes, que refletem nas histórias de povo, suas raízes, aspectos culturais, sociais, políticos, subjetividades, religiosidades, etc. Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências do Projeto de Educação Contextualizada no Semiárido dentro do ambiente da Escola Municipal Liberato Vieira, localidade Brejo da Fortaleza, Município de Ipiranga do Piauí, e seus benefícios para a educação escolar. Para obter as informações foram realizadas observações in loco, além de entrevista semiestruturada com gestores e docentes, a fim de identificar: como foi implantado e está sendo desenvolvido o projeto de Educação Contextualizada no Semiárido na escola; os materiais utilizados; as metodologias e práticas pedagógicas adotadas; e o envolvimento e contribuições para a comunidade escolar. O trabalho realizado na escola busca sempre a integração com a família. Para isso são realizadas uma série de ações que resultam na participação dos responsáveis, como: reuniões, palestras, culminâncias de projetos, datas comemorativas, formações etc. Alguns pais procuram a escola voluntariamente para saber do desempenho de seus filhos e colaborar com as atividades desenvolvidas, demonstrando acreditar na proposta da escola, que tem resultado em melhorias na aprendizagem e na relação escola/família/comunidade e até na própria comunidade. A Educação Contextualizada surge como uma proposta metodológica para os educandos avançarem na busca pelo desenvolvimento da região e por uma educação em que a cultura seja um instrumento primordial no processo educacional. Essas estratégicas metodológicas usadas no processo de ensino-aprendizagem na escola que priorizam o protagonismo do aluno, incentivam seu interesse e seu envolvimento. Assim, esta pesquisa proporcionou o entendimento de como ocorreu a construção coletiva da Educação Contextualizada em uma escola do Município de Ipiranga do Piauí, possibilitando o conhecimento e a compreensão crítica dos aspectos sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais que levaram à sua implementação, identificando as potencialidades do trabalho para o desenvolvimento sustentável no semiárido. A reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas na escola permitiu identificar também os desafios enfrentados e benefícios conseguidos pela instituição pesquisada, além de, principalmente, reforçar a importância delas estarem relacionadas às demandas levantadas junto à comunidade, demandas estas que permitiram criar estratégias didático-pedagógicas que fomentaram e fomentam a compreensão crítica do contexto em que os sujeitos das ações estão envolvidos.

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