Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

INSERINDO A EDUCAÇÃO DO SOLO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, PEDOLOGIA, EXTENSÃO Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O solo é um corpo natural e dinâmico, que compõe o ecossistema terrestre, apresentando grande importância para a manutenção da vida e base para os sistemas urbanos e agrícolas, além de fornecer água, ar, nutrientes, servem também para o escoamento e infiltração da água, armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos. A educação ambiental é um componente fundamental e permanente da educação no Brasil, sendo assim, devem-se iniciar com os alunos das primeiras fases, para que construam conhecimento sobre a importância, finalidade, utilização e limitações atribuídas aos recursos naturais. O objetivo do projeto “Solo Base Para Educação Ambiental” nas Escolas foi conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com o solo, estimulando os interesses sobre os recursos naturais, com isso, mostrando a importância da preservação para a sobrevivência de todos. O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto “Solo Base Para Educação Ambiental”, pela Universidade Federal de Campina Grande, CCTA-UFCG através de alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, na escola Decisão na cidade de Pombal. Os alunos que participaram do projeto foram duas turmas do 7° ano e uma turma do 9° ano do ensino fundamental. Antes de iniciar as atividades didáticas, foi utilizado um questionário, elaborado de acordo com a proposta do projeto, sendo de simples compreensão, para saber o grau de conhecimento dos alunos, e assim, utilizar a forma adequada de comunicação. De acordo com o cronograma de execução do projeto, foram realizadas atividades semanalmente, inserindo novos temas de forma didática, onde envolveram apresentações de forma oral, utilização de banner, exposição de mini perfis do solo, colorteca, amostras de rochas, minerais, entre outros, permitindo a interação entre os alunos e o assunto exposto. Após a aplicação e análise dos questionários proposto, podemos constatar que os alunos de ambas as séries, demostraram conhecimento sobre o tema abordado. Observou-se que todos os alunos do 7° ano A, responderam sim para as perguntas 1, 3 e 7, por ser um assunto que faz parte do conteúdo programado da escola, os mesmos mostraram-se atento sobre a importância do solo, assim como a melhor contribuição das plantas, para preservação do mesmo. Ao serem indagados sobre a pergunta 10, todos os alunos responderam não, já que a escola até então não realiza atividades direcionada aos cuidados com o solo. Na turma do 9° ano D, todos os alunos responderam sim para as perguntas 1, 3 e 7 demonstrando ter conhecimento sobre o assunto. Quanto a pergunta 10, apenas 1 aluno respondeu de forma incorreta. De forma geral, os alunos apresentam um certo conhecimento sobre o solo. Diante disso, o projeto “Solo Base Para Educação Ambiental”, através da interação entra a comunidade acadêmica e a escola municipal, transmitiu o conhecimento sobre solos para os alunos de forma didática, despertando assim, o interesse dos mesmo para a importância, os cuidados e a conservação do solo, bem como contribuiu para a formação de cidadãos conscientes.

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