Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

CONVIVENDO COM O BIOMA CAATINGA

Palavra-chaves: BIOMA, CAATINGA, DISCENTES, CONSCIENTIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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      CONVIVENDO COM O BIOMA CAATINGA\r\n
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      Ana Rodrigues da Silva (1); Raquel Soares da Silva (2); Cássio Laurentino Veloso (3); Cristian José Simões Costa (4)\r\n
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      Graduanda do curso de Engenharia Agronômica IFAL- Instituto Federal de Alagoas (ana-zootec@hotmail.com)(1); Graduanda do curso de Engenharia Agronômica IFAL- Instituto Federal de Alagoas (raquel.ssm16@hotmail.com)(2); Graduando do curso de Engenharia Agronômica IFAL- Instituto Federal de Alagoas (cassioveloso2008@hotmail.com) (3); Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente UFPB e Professor de Botânica do Curso de Engenharia Agronômica do IFAL- Instituto Federal de Alagoas; (cristiancost@gmail.com)(4)\r\n
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      1.\tINTRODUÇÃO\r\n
      A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e, proporcionalmente, o menos estudado. Ela vem passando por alterações e deterioração ambiental provocado pelo uso insustentável dos seus recursos naturais, e este tem sido responsável pela extinção de várias espécies abrigando uma fauna e flora únicas, não encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Devido à importância de sua biodiversidade e ao pouco conhecimento sobre esta, existe uma lacuna sobre a necessidade em realizar esse trabalho. \r\n
      2.\tOBJETIVOS\r\n
      O objetivo principal deste texto foi mostrar a importância da utilização de recursos teóricos/práticos em um projeto de extensão a fim de facilitar a transmissão do conhecimento acerca da importância e potencialidades da região semiárida.  O texto mostra ainda que a promoção da conscientização dos alunos reflete em atitudes futuras de preservação e exploração sustentável do bioma Caatinga.  \r\n
      \r\n
      METODOLOGIA\r\n
      Esse artigo abrange os resultados de um trabalho de extensão realizado com alunos de uma cooperativa educacional localizada no município de Piranhas-AL para que melhor conheçam o ambiente em que vivem e percebam como é importante preservá-lo. A coleta de dados foi realizado através de um cronograma e das atividades desenvolvidas apresentados ao corpo docente e discente da escola. De forma interdisciplinar foi abordado temas como a fauna, flora, impactos ambientais, relevo, clima, mapas e estados que abrangem o bioma, assim como sua história. Além da confecção de painéis em alusão ao dia nacional da Caatinga foram produzidos textos sobre o bioma levando em consideração o conhecimento e as experiências já vivenciadas durante as aulas de campo, como a realização de trilhas e o levantamento etnobotânico de espécies da Caatinga comercializadas na feira livre da cidade de Piranhas, tudo isso para que os alunos tivessem um contato maior com o bioma e pudessem perceber a sua importância. \r\n
      4.\tRESULTADOS\r\n
      De posse dos conhecimentos transmitidos os alunos passaram a enxergar a caatinga com outros olhos, identificando agora a necessidade de abordar potenciais para explorar e proteger recursos típicos da região.  O artigo ainda mostra o valor da biodiversidade da região e relata a necessidade da redução do déficit de conhecimento que ainda persiste na comunidade escolar sobre o nosso bioma que é exclusivo do Brasil e o único do mundo. A conscientização através do conhecimento prático e teórico ainda é a melhor opção para tentar amenizar esse problema e justamente com o conhecimento adquirido os alunos passam a ser agentes causadores e provocadores de preservação e utilização sustentável. \r\n
      5.\tCONSIDERAÇÕES FINAIS\r\n
      Os alunos do ensino médio da  coopex Escola Convivendo que participaram ativamente das atividades propostas passaram a perceber a necessidade do melhor conhecimento a respeito da caatinga, permitindo um maior senso crítico e enriquecimento pessoal e uma nova visão para preservação e sustentabilidade dos recursos naturais que têm se tornado cada vez mais escasso no nosso patrimônio natural nordestino. Entende-se que o bioma Caatinga deve fazer parte do currículo do ensino médio de todo o país e em especial de forma mais abrangente nas regiões onde este está inserido. \r\n
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      A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e, proporcionalmente, o menos estudado. Ela vem passando por alterações e deterioração ambiental provocado pelo uso insustentável dos seus recursos naturais, e este tem sido responsável pela extinção de várias espécies abrigando uma fauna e flora únicas, não encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Devido à importância de sua biodiversidade e ao pouco conhecimento sobre esta, existe uma lacuna sobre a necessidade em realizar esse trabalho. \r\n
      2.\tOBJETIVOS\r\n
      O objetivo principal deste texto foi mostrar a importância da utilização de recursos teóricos/práticos em um projeto de extensão a fim de facilitar a transmissão do conhecimento acerca da importância e potencialidades da região semiárida.  O texto mostra ainda que a promoção da conscientização dos alunos reflete em atitudes futuras de preservação e exploração sustentável do bioma Caatinga.  \r\n
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      4.\tRESULTADOS\r\n
      De posse dos conhecimentos transmitidos os alunos passaram a enxergar a caatinga com outros olhos, identificando agora a necessidade de abordar potenciais para explorar e proteger recursos típicos da região.  O artigo ainda mostra o valor da biodiversidade da região e relata a necessidade da redução do déficit de conhecimento que ainda persiste na comunidade escolar sobre o nosso bioma que é exclusivo do Brasil e o único do mundo. A conscientização através do conhecimento prático e teórico ainda é a melhor opção para tentar amenizar esse problema e justamente com o conhecimento adquirido os alunos passam a ser agentes causadores e provocadores de preservação e utilização sustentável. \r\n
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

CONVIVENDO COM O BIOMA CAATINGA Ana Rodrigues da Silva (1); Raquel Soares da Silva (2); Cássio Laurentino Veloso (3); Cristian José Simões Costa (4) Graduanda do curso de Engenharia Agronômica IFAL- Instituto Federal de Alagoas (ana-zootec@hotmail.com)(1); Graduanda do curso de Engenharia Agronômica IFAL- Instituto Federal de Alagoas (raquel.ssm16@hotmail.com)(2); Graduando do curso de Engenharia Agronômica IFAL- Instituto Federal de Alagoas (cassioveloso2008@hotmail.com) (3); Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente UFPB e Professor de Botânica do Curso de Engenharia Agronômica do IFAL- Instituto Federal de Alagoas; (cristiancost@gmail.com)(4) 1. INTRODUÇÃO A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e, proporcionalmente, o menos estudado. Ela vem passando por alterações e deterioração ambiental provocado pelo uso insustentável dos seus recursos naturais, e este tem sido responsável pela extinção de várias espécies abrigando uma fauna e flora únicas, não encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Devido à importância de sua biodiversidade e ao pouco conhecimento sobre esta, existe uma lacuna sobre a necessidade em realizar esse trabalho. 2. OBJETIVOS O objetivo principal deste texto foi mostrar a importância da utilização de recursos teóricos/práticos em um projeto de extensão a fim de facilitar a transmissão do conhecimento acerca da importância e potencialidades da região semiárida. O texto mostra ainda que a promoção da conscientização dos alunos reflete em atitudes futuras de preservação e exploração sustentável do bioma Caatinga. METODOLOGIA Esse artigo abrange os resultados de um trabalho de extensão realizado com alunos de uma cooperativa educacional localizada no município de Piranhas-AL para que melhor conheçam o ambiente em que vivem e percebam como é importante preservá-lo. A coleta de dados foi realizado através de um cronograma e das atividades desenvolvidas apresentados ao corpo docente e discente da escola. De forma interdisciplinar foi abordado temas como a fauna, flora, impactos ambientais, relevo, clima, mapas e estados que abrangem o bioma, assim como sua história. Além da confecção de painéis em alusão ao dia nacional da Caatinga foram produzidos textos sobre o bioma levando em consideração o conhecimento e as experiências já vivenciadas durante as aulas de campo, como a realização de trilhas e o levantamento etnobotânico de espécies da Caatinga comercializadas na feira livre da cidade de Piranhas, tudo isso para que os alunos tivessem um contato maior com o bioma e pudessem perceber a sua importância. 4. RESULTADOS De posse dos conhecimentos transmitidos os alunos passaram a enxergar a caatinga com outros olhos, identificando agora a necessidade de abordar potenciais para explorar e proteger recursos típicos da região. O artigo ainda mostra o valor da biodiversidade da região e relata a necessidade da redução do déficit de conhecimento que ainda persiste na comunidade escolar sobre o nosso bioma que é exclusivo do Brasil e o único do mundo. A conscientização através do conhecimento prático e teórico ainda é a melhor opção para tentar amenizar esse problema e justamente com o conhecimento adquirido os alunos passam a ser agentes causadores e provocadores de preservação e utilização sustentável. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os alunos do ensino médio da coopex Escola Convivendo que participaram ativamente das atividades propostas passaram a perceber a necessidade do melhor conhecimento a respeito da caatinga, permitindo um maior senso crítico e enriquecimento pessoal e uma nova visão para preservação e sustentabilidade dos recursos naturais que têm se tornado cada vez mais escasso no nosso patrimônio natural nordestino. Entende-se que o bioma Caatinga deve fazer parte do currículo do ensino médio de todo o país e em especial de forma mais abrangente nas regiões onde este está inserido. PALAVRAS CHAVE: bioma, caatinga, discentes, conscientização.

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