O professor deve compreender o significado teórico de sua prática, o significado social da mesma, e também deve estar sempre atuando com planejamento, flexibilidade e criatividade, se adequando sempre as novas metodologias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A escolha do tema dessa pesquisa resultou do interesse de conhecer como o ensino de Geografia está sendo ministrado no ensino básico, isso foi fortalecido durante o primeiro e segundo estágio supervisionado no ensino fundamental durante a graduação em Geografia, através de observações e coletas de dados referentes ao diagnóstico do professor colaborador e dos alunos, onde se percebe a visão que os alunos têm da Geografia como uma disciplina decorativa e menos importante que as outras e o modelo tradicional de ministrar os conteúdos, que ainda se encontra presente nas aulas de muitos professores. A presente pesquisa visou analisar a prática docente dos professores de Geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Mossoró/RN, e sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Dessa forma, levantamos a seguinte questão: em que medida a prática docente dos professores de Geografia do ensino fundamental da escola pesquisada contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos? A metodologia utilizada está baseada em uma pesquisa qualitativa, organizada através de uma pesquisa teórica e empírica, nesta foram utilizadas três técnicas de pesquisa: entrevista semiestrutura com os professores de Geografia, observação nas aulas e aplicação de questionários com os alunos. Constatamos quais eram as principais dificuldades do ponto de vista teórico-metodológico dos professores e como elas interferiam em suas práticas, como também conhecemos a visão dos alunos do ensino fundamental, em relação ao ensino de Geografia ministrado pelos docentes. Os dados obtidos resultaram algumas conclusões, pois mesmo em suas falas os professores demonstrando que utilizam o construtivismo no planejamento de suas aulas, percebemos a predominância de um ensino tradicional em sua prática, mesmo eles possuindo uma visão e concepção de ensino inovador, mas diante das dificuldades e desafios como os problemas na estrutura física da escola, ausência de materiais didático-pedagógicos, indisciplina e desinteresse por grande parte dos alunos, os docentes acabam se sentindo desestimulados para práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa também demonstra que o método de decorar ainda se encontra presente no momento do aluno estudar, fica evidente que as aulas de Geografia precisam despertar a atenção e a curiosidade dos alunos para que as lacunas sobre o conhecimento geográfico sejam preenchidas e isso pode partir da necessidade de renovação e reflexão da prática docente. O trabalho nos mostrou que existem inúmeros recursos e métodos que poderão auxiliar a prática, desde que ela seja repleta de pesquisa, e que o método de trabalho independente e a aula expositiva fazem parte e estão presente assiduamente nas aulas de Geografia. Então, se a visão que os professores da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima possuem de uma Geografia renovada, que estimula a construção do conhecimento, compreendendo o cotidiano vivido e um mundo repleto de contradições verificado durante a entrevista, fosse colocada em prática, provavelmente o processo de ensino-aprendizagem poderia acontecer com mais êxito passando de meras informações para a construção de ideias e conceitos a partir da íntima relação existente entre os sujeitos professor/aluno.