Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

UTILIZAÇÃO DE PROTÓTIPO COMO FERRAMENTA APLICADA NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO

Palavra-chaves: DESENHO TÉCNICO, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50896
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 283
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PROTÓTIPO COMO FERRAMENTA APLICADA NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de um protótipo do espaço de monge para auxiliar no ensino do desenho técnico na disciplina de desenho para engenharia, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A avaliação foi realizada por meio de questionários aplicados em uma turma do semestre 2018.1, abordando os assuntos de vistas ortográficas, estudo do ponto e visualização espacial. A partir desses questionários, foi possível obter resultados sobre a aplicabilidade do sistema. A metodologia abordada em sala de aula foi beneficente para a aprendizagem dos alunos, aliando a teoria ministrada com a prática a partir do protótipo do espaço de monge. Diante da avaliação e das discussões, concluiu-se que este método de ensino foi satisfatório, podendo ser aprimorado de acordo com as opiniões dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "DESENHO TÉCNICO, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA22_ID283_20082018004419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JORGIANA FERREIRA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "JORGIANA"
    "autor_email" => "jorgianaferreira@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50896
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 283
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PROTÓTIPO COMO FERRAMENTA APLICADA NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de um protótipo do espaço de monge para auxiliar no ensino do desenho técnico na disciplina de desenho para engenharia, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A avaliação foi realizada por meio de questionários aplicados em uma turma do semestre 2018.1, abordando os assuntos de vistas ortográficas, estudo do ponto e visualização espacial. A partir desses questionários, foi possível obter resultados sobre a aplicabilidade do sistema. A metodologia abordada em sala de aula foi beneficente para a aprendizagem dos alunos, aliando a teoria ministrada com a prática a partir do protótipo do espaço de monge. Diante da avaliação e das discussões, concluiu-se que este método de ensino foi satisfatório, podendo ser aprimorado de acordo com as opiniões dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "DESENHO TÉCNICO, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA22_ID283_20082018004419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JORGIANA FERREIRA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "JORGIANA"
    "autor_email" => "jorgianaferreira@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de um protótipo do espaço de monge para auxiliar no ensino do desenho técnico na disciplina de desenho para engenharia, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A avaliação foi realizada por meio de questionários aplicados em uma turma do semestre 2018.1, abordando os assuntos de vistas ortográficas, estudo do ponto e visualização espacial. A partir desses questionários, foi possível obter resultados sobre a aplicabilidade do sistema. A metodologia abordada em sala de aula foi beneficente para a aprendizagem dos alunos, aliando a teoria ministrada com a prática a partir do protótipo do espaço de monge. Diante da avaliação e das discussões, concluiu-se que este método de ensino foi satisfatório, podendo ser aprimorado de acordo com as opiniões dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.