OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
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Tendo em vista essa dificuldade em se obter uma\r\n inclusão social concreta e eficaz, foi realizado o referido estudo sobre os obstáculos enfrentados\r\n rotineiramente por cuidadores da região. Objetivo Visando conhecer a percepção de cuidadores de\r\n alunos com deficiência sobre a inclusão social em duas escolas públicas na cidade de Patos, no sertão\r\n paraibano; conhecer os principais fatores que dificultam no processo da inclusão nas escolas\r\n participantes do estudo, fazendo um comparativo entre as mesmas e apontando suas respectivas\r\n características; e também sugerir ações que auxiliem no avanço da inclusão escolar no semiárido, de\r\n acordo com as objeções enfrentadas em cada escola. Ademais, destacar a importância do diagnóstico\r\n dos alunos com deficiência na eficácia do processo de educação inclusiva. Metodologia Para a\r\n realização do estudo, primordialmente, houve a elaboração de um questionário destinado aos\r\n cuidadores de duas escolas públicas situadas no semiárido paraibano, na cidade de Patos, que se\r\n prontificaram a participar da pesquisa. Nele, estavam perguntas referentes à capacitação dos\r\n cuidadores, infraestrutura oferecida pela escola, satisfação com o desenvolvimento dos alunos\r\n deficientes, percepção sobre inclusão social, vivência de exclusão social em sala de aula, função do\r\n cuidador e medidas adotadas quanto à grade curricular para a inclusão dos alunos com deficiência.\r\n Os questionários foram então aplicados aos cuidadores de maneira anônima nas duas escolas,\r\n caracterizando-as como escolas A e B, preservando assim suas identificações. Na escola A, cinco\r\n cuidadores responderam ao questionário, enquanto que na escola B, apenas quatro responderam. A\r\n partir disto, fez-se a montagem de gráficos e tabelas com as respostas obtidas, transformando-as em\r\n percentual a fim de facilitar a análise final dos resultados. Resultados e Discussão A partir da\r\n aplicação dos questionários, foram obtidas informações referentes à inclusão social nas escolas A e B.\r\n Foi verificado especialmente que a escola B mesmo possuindo maior percentual em relação a escola A\r\n em fatores como infraestrutura adequada, formação dos cuidadores, adaptação da grade curricular aos\r\n alunos com deficiência e satisfação com o desenvolvimento dos alunos deficientes, apresentou um\r\n percentual mais baixo quanto à inclusão dos alunos em sala de aula. Enquanto todos os entrevistados\r\n da escola A afirmaram que raramente observam comportamentos de exclusão social por parte dos\r\n alunos, na escola B, 50% dos cuidadores entrevistados declararam que muitas vezes presenciam essas\r\n situações. Além disto, em ambas as escolas, os cuidadores relataram ter ainda mais dificuldades na\r\n maneira de lidar com os alunos e suas deficiências pelo fato de alguns alunos não apresentarem laudos\r\n conclusivos, e, até mesmo nenhum tipo de informação sobre a(s) deficiência(s) destes.\r\n Considerações finais e Referências Mesmo com o significativo avanço da educação inclusiva,\r\n ainda existem diversos fatores que impedem a rapidez e eficácia do processo de inclusão escolar.\r\n Tomando como base as escolas estudadas, é de grande importância que o investimento na\r\n infraestrutura e capacitação fornecida aos cuidadores e alunos com deficiência seja contínuo e melhor\r\n feito. Além disso, deve existir uma melhor facilidade no que diz respeito ao diagnóstico dos alunos,\r\n tornando assim a evolução da educação inclusiva. 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