O LÚDICO NA DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA/CAP
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 217 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O LÚDICO NA DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA/CAP" "resumo" => "Este trabalho discute o uso da ludicidade na condução de práticas educativas na diversidade, a partir do desenvolvimento de atividades inerentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/RN pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Encontrou-se, na escola, um espaço bastante heterogêneo, onde os ritmos de aprendizagens ocorrem de forma diferenciada. O lúdico, então, evidenciou-se como meio eficiente para possibilitar aos aprendizes igualdade de condições para desenvolverem as atividades propostas durante a comemoração alusiva ao Dia da Criança. O trabalho está aliado às discussões em autores como ANTUNES (2001); DOHME (2003, 2005); MALUF (2003); MARCELLINO (1991); SANTOS (2000) VOLPATO (2002) e etc., como também na experiência que apresentou resultados satisfatórios quanto à participação e interação dos alunos com o grupo de bolsistas e professores supervisores. Isso possibilitou inferir que, no contexto da sala de aula, o uso do lúdico como estratégia didática permitirá aos alunos melhores condições de aprendizagem. O entendimento ora posto encaminha-se na direção de que o uso pedagógico da ludicidade é alternativa para o ensino na e para a diversidade. E que o programa PIBID vem somar e contribuir na disseminação de saberes e práticas que promovam a inclusão social nos espaços de aprendizagem da sala de aula. Espera-se que nessa etapa de execução do subprojeto de Pedagogia possa-se colher resultados satisfatórios e o rompimento de paradigmas necessários para o bom desenvolvimento e qualidade da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Dia da criança, Diversidade, Ludicidade, Inclusão social, Pibid" "idioma" => "Português" "arquivo" => "20c1bc52fa86d60bc76971ab028bc110_469.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateus.ic@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 217 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O LÚDICO NA DIVERSIDADE: UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBID/PEDAGOGIA/CAP" "resumo" => "Este trabalho discute o uso da ludicidade na condução de práticas educativas na diversidade, a partir do desenvolvimento de atividades inerentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/RN pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Encontrou-se, na escola, um espaço bastante heterogêneo, onde os ritmos de aprendizagens ocorrem de forma diferenciada. O lúdico, então, evidenciou-se como meio eficiente para possibilitar aos aprendizes igualdade de condições para desenvolverem as atividades propostas durante a comemoração alusiva ao Dia da Criança. O trabalho está aliado às discussões em autores como ANTUNES (2001); DOHME (2003, 2005); MALUF (2003); MARCELLINO (1991); SANTOS (2000) VOLPATO (2002) e etc., como também na experiência que apresentou resultados satisfatórios quanto à participação e interação dos alunos com o grupo de bolsistas e professores supervisores. Isso possibilitou inferir que, no contexto da sala de aula, o uso do lúdico como estratégia didática permitirá aos alunos melhores condições de aprendizagem. O entendimento ora posto encaminha-se na direção de que o uso pedagógico da ludicidade é alternativa para o ensino na e para a diversidade. E que o programa PIBID vem somar e contribuir na disseminação de saberes e práticas que promovam a inclusão social nos espaços de aprendizagem da sala de aula. Espera-se que nessa etapa de execução do subprojeto de Pedagogia possa-se colher resultados satisfatórios e o rompimento de paradigmas necessários para o bom desenvolvimento e qualidade da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Dia da criança, Diversidade, Ludicidade, Inclusão social, Pibid" "idioma" => "Português" "arquivo" => "20c1bc52fa86d60bc76971ab028bc110_469.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateus.ic@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }