MEDEIROS, Lucineide Barros et al.. . Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/369>. Acesso em: 21/11/2024 23:45
“É PRECISO CAMINHAR MUITO....”: DA ESCOLA RURAL À UNIVERSIDADE Lucineide Barros – Prof. da UESPIJuliana kelle Alves de Sousa – Estudante da UESPIMileny Raquel Santos Mendes – Estudante da UESPIO processo de escolarização dos setores populares, marcado pela distância entre a escola básica da zona rural e a universidade é o tema deste ensaio, que põe em foco as dificuldades enfrentadas no percurso e suas determinações. As orientações contidas nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e relatos de estudantes do Curso de Pedagogia da UESPI, do Campus Poeta Torquato Neto e Clovis Moura, no Piauí, compõem a base de dados da pesquisa, coletados por meio de questionário e grupo focal. Na análise considerou-se o processo de produção do meio rural brasileiro e o tipo de escola ofertada aos seus habitantes, desde a educacao básica até a universidade. Os dados empíricos foram obtidos por meio de grupos focais e os aportes teóricos buscados em Caldart (2008), Martins (2001) e Jesus (2010), dentre outros. Observou-se que o distanciamento entre a escola do campo e a universidade traduz o processo de exclusão educacional do meio rural brasileiro articulado à política educacional que associa, na atualidade, ampliação do número de vagas e estabelecimentos, baixa qualidade, e financiamento da educaçao superior privada, como base para manutenção da exclusão do meio rural.Palavras-chave: Escolarização. Educação do campo. Acesso à universidade