SANTOS, Shisley Da Silva et al.. Futebol amador e economia criativa. Anais III JOIN / Edição Brasil... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49855>. Acesso em: 21/11/2024 23:30
Este artigo tem como o seu objetivo principal investigar como as pessoas se movimentam para trazer suas barraquinhas e produtos em geral para os campos de futebol de várzea para ter um lucro extra nos dias em que há jogos amadores em seu bairro e arredores. Através de uma forte afinidade para com o futebol amador e a partir da convivência da família em geral com tal esporte, tive um enorme interesse no tema geral desse artigo e dessa forma mostrarei a partir de observações e ainda anotações feitas a partir de como ocorre toda a movimentação econômica da sociedade em questão em relação ao esporte dito como o mais famoso na sociedade brasileira que é o futebol, chegando à conclusão de que o futebol amador (ou futebol de várzea) na cidade do Crato-CE, sendo uma cidade pequena do estado do Ceará, pode trazer bastante benefícios econômicos para os moradores da comunidade e também de outras localidades por perto que podem investir e vender os seus produtos. Diante de todos os problemas encontrados na localidade como falta de lugar apropriado para os espectadores, e também para as pessoas que estavam ali para revender seus produtos, podemos concluir que as pessoas que possuem poder aquisitivo maior que conhecem a realidade do local e que também são espectadores de tal evento, poderiam investir tanto nos times quanto na organização do evento para que tudo ganhasse mais visibilidade tanto para a região em que está sendo sediado o campeonato quanto para a copa 19 de março em si.