RESUMO
O artigo aqui apresentado objetiva apresentar as reflexões vivenciadas na oficina de
formação de professores por meio do audiovisual que usou o cinema como ferramenta
didática pedagógica para promover discusoes acerca dos direitos humanos e a educação.
A metodologia utilizada consistiu no relato de experiência, do Projeto de Extensão
Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI fazendo parte da
oficina de formação de professores Cinema e Educação - compartilhando direitos humanos
e cidadania pelas práticas e saberes do audiovisual, em parceria com o projeto inventar com
a diferença. Que teve como parceria o projeto Inventar com a diferença, da Universidade
Federal Fluminense, que busca trabalhar com instituições educacionais do território
nacional a partir do cinema com a temática dos direitos humanos, auxiliado como
experiência sensível e crítica em relação ao mundo e suas imagens.
Com essa iniciativa objetivamos uma quebra de paradigmas no que diz respeito a
uma nova construção do saber na educação, a oficina de formação de professores atravez
dos dispositivos audiovisuais apresenta-se como outro ambiente de construção de saberes
através de abordagem visual, no que diz respeito, por exemplo, a reconstituição de uma
situação própria do ambiente escolar,e da linguagem cinematográfica acessível a todos.
Assim, acreditamos que o cinema possa desenvolver muitas outras aprendizagens diante da
autonomia e oportunidade que o mesmo oferece, permitindo ao sujeito construir o
conhecimento a partir da produção audiovisual.