Esta investigação acerca da reflexão sobre a construção da identidade profissional do coordenador pedagógico é produto da disciplina nomeada Seminário-Professor Formador e Coordenador Pedagógico, do curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior, realizado em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará. Como sabemos o Coordenador Pedagógico possui uma função definida, delineando, portanto, seus saberes e importante para o desempenho educacional. Nota-se que esse profissional é mira de comentários no espaço escolar à frente ações atribuídas, em outras palavras, exigência do que o ser/fazer pedagógico, que atravessa nas hesitações das suas verdadeiras colaborações. Este estudo expõe nos resultados algumas reflexões a respeito da construção da identidade profissional do Coordenador Pedagógico e para além disso, demonstra o contrate das atribuições e das práticas cotidianas de seu trabalho na Educação Básica. A complementada pela realização de uma pesquisa de campo, por tanto fizemos uso da abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta das informações utilizamos o questionário semiestruturado. Os dados foram cuidadosamente analisados a fim de oferecer subsídios para a reflexão do trabalho e atender ao objetivo proposto. Como a maioria das investigações cientificas, esse estudo não se trata de algo acabado ao atingir suas finalidades pois as mudanças no sistema educativo são continuas e neste movimento, ressaltamos a partir dos achados da pesquisa que a função de coordenador precisa ser valorizada como agente transformador no melhoramento de ensino e aprendizagem. Concluímos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado quanto ao real papel desse profissional, porém os primeiros passos já foram dados.