COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49706 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 1454 "titulo" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL" "resumo" => "Esta investigação acerca da reflexão sobre a construção da identidade profissional do coordenador pedagógico é produto da disciplina nomeada Seminário-Professor Formador e Coordenador Pedagógico, do curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior, realizado em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará. Como sabemos o Coordenador Pedagógico possui uma função definida, delineando, portanto, seus saberes e importante para o desempenho educacional. Nota-se que esse profissional é mira de comentários no espaço escolar à frente ações atribuídas, em outras palavras, exigência do que o ser/fazer pedagógico, que atravessa nas hesitações das suas verdadeiras colaborações. Este estudo expõe nos resultados algumas reflexões a respeito da construção da identidade profissional do Coordenador Pedagógico e para além disso, demonstra o contrate das atribuições e das práticas cotidianas de seu trabalho na Educação Básica. A complementada pela realização de uma pesquisa de campo, por tanto fizemos uso da abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta das informações utilizamos o questionário semiestruturado. Os dados foram cuidadosamente analisados a fim de oferecer subsídios para a reflexão do trabalho e atender ao objetivo proposto. Como a maioria das investigações cientificas, esse estudo não se trata de algo acabado ao atingir suas finalidades pois as mudanças no sistema educativo são continuas e neste movimento, ressaltamos a partir dos achados da pesquisa que a função de coordenador precisa ser valorizada como agente transformador no melhoramento de ensino e aprendizagem. Concluímos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado quanto ao real papel desse profissional, porém os primeiros passos já foram dados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, TEORIA E PRÁTICA,, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1454_14092017001317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PETRÔNIO CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "PETRÔNIO" "autor_email" => "petronionet1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49706 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 1454 "titulo" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL" "resumo" => "Esta investigação acerca da reflexão sobre a construção da identidade profissional do coordenador pedagógico é produto da disciplina nomeada Seminário-Professor Formador e Coordenador Pedagógico, do curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior, realizado em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará. Como sabemos o Coordenador Pedagógico possui uma função definida, delineando, portanto, seus saberes e importante para o desempenho educacional. Nota-se que esse profissional é mira de comentários no espaço escolar à frente ações atribuídas, em outras palavras, exigência do que o ser/fazer pedagógico, que atravessa nas hesitações das suas verdadeiras colaborações. Este estudo expõe nos resultados algumas reflexões a respeito da construção da identidade profissional do Coordenador Pedagógico e para além disso, demonstra o contrate das atribuições e das práticas cotidianas de seu trabalho na Educação Básica. A complementada pela realização de uma pesquisa de campo, por tanto fizemos uso da abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta das informações utilizamos o questionário semiestruturado. Os dados foram cuidadosamente analisados a fim de oferecer subsídios para a reflexão do trabalho e atender ao objetivo proposto. Como a maioria das investigações cientificas, esse estudo não se trata de algo acabado ao atingir suas finalidades pois as mudanças no sistema educativo são continuas e neste movimento, ressaltamos a partir dos achados da pesquisa que a função de coordenador precisa ser valorizada como agente transformador no melhoramento de ensino e aprendizagem. Concluímos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado quanto ao real papel desse profissional, porém os primeiros passos já foram dados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, TEORIA E PRÁTICA,, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1454_14092017001317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PETRÔNIO CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "PETRÔNIO" "autor_email" => "petronionet1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }