Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FATOR MOTIVADOR NA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ESCOLARES: UMA PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL CRISTO REDENTOR NO BAIRRO PIRAMBÚ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ATIVIDADE FÍSICA, ESCOLARES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49765
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 609
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FATOR MOTIVADOR NA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ESCOLARES: UMA PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL CRISTO REDENTOR NO BAIRRO PIRAMBÚ"
    "resumo" => "A pesquisa visou investigar a relação da prática de Educação Física escolar com a atividade física praticada fora do âmbito escolar. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II (de 6º a 9º ano), da escolas municipal Cristo Redentor, escola municipal, pública situada no bairro Pirambú (bairro litorâneo e da periferia da cidade de Fortaleza). A importância do estudo se dá no âmbito de que através da história e culturalmente a disciplina de Educação Física está intimamente ligada a temática da atividade física. O objetivo do estudo foi então, verificar se os escolares realizavam outras atividades físicas fora da escola. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário, através de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), com 300 escolares (50% do quantitativo de alunos da escola). Foi identificado que 51,7 % dos escolares praticam outra atividade física fora da escola, indicando a notoriedade do tema na área de Educação Física, tendo as aulas tanto um caráter motivacional como promotor da prática regular de atividade física e portanto da saúde. Atribuindo a disciplina um caráter transformador da sociedade por meios de práticas que são explanadas para a promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. Ensejando que o tema poderia ser mais abordado e discutido como tema nas aulas, dando um caráter de promoção da saúde e atividade física; corroborando que mesmo o tema tendo sua devida importância não é o única temática a ser abordada nas aulas, nem tampouco a atividade fim da Educação Física escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ATIVIDADE FÍSICA, ESCOLARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA89_ID609_06082017155510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLIENE STEPHANIE MENEZES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANIE MENEZ"
    "autor_email" => "stephanie_ce@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49765
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 609
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FATOR MOTIVADOR NA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ESCOLARES: UMA PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL CRISTO REDENTOR NO BAIRRO PIRAMBÚ"
    "resumo" => "A pesquisa visou investigar a relação da prática de Educação Física escolar com a atividade física praticada fora do âmbito escolar. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II (de 6º a 9º ano), da escolas municipal Cristo Redentor, escola municipal, pública situada no bairro Pirambú (bairro litorâneo e da periferia da cidade de Fortaleza). A importância do estudo se dá no âmbito de que através da história e culturalmente a disciplina de Educação Física está intimamente ligada a temática da atividade física. O objetivo do estudo foi então, verificar se os escolares realizavam outras atividades físicas fora da escola. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário, através de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), com 300 escolares (50% do quantitativo de alunos da escola). Foi identificado que 51,7 % dos escolares praticam outra atividade física fora da escola, indicando a notoriedade do tema na área de Educação Física, tendo as aulas tanto um caráter motivacional como promotor da prática regular de atividade física e portanto da saúde. Atribuindo a disciplina um caráter transformador da sociedade por meios de práticas que são explanadas para a promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. Ensejando que o tema poderia ser mais abordado e discutido como tema nas aulas, dando um caráter de promoção da saúde e atividade física; corroborando que mesmo o tema tendo sua devida importância não é o única temática a ser abordada nas aulas, nem tampouco a atividade fim da Educação Física escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ATIVIDADE FÍSICA, ESCOLARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA89_ID609_06082017155510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLIENE STEPHANIE MENEZES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANIE MENEZ"
    "autor_email" => "stephanie_ce@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A pesquisa visou investigar a relação da prática de Educação Física escolar com a atividade física praticada fora do âmbito escolar. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II (de 6º a 9º ano), da escolas municipal Cristo Redentor, escola municipal, pública situada no bairro Pirambú (bairro litorâneo e da periferia da cidade de Fortaleza). A importância do estudo se dá no âmbito de que através da história e culturalmente a disciplina de Educação Física está intimamente ligada a temática da atividade física. O objetivo do estudo foi então, verificar se os escolares realizavam outras atividades físicas fora da escola. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário, através de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), com 300 escolares (50% do quantitativo de alunos da escola). Foi identificado que 51,7 % dos escolares praticam outra atividade física fora da escola, indicando a notoriedade do tema na área de Educação Física, tendo as aulas tanto um caráter motivacional como promotor da prática regular de atividade física e portanto da saúde. Atribuindo a disciplina um caráter transformador da sociedade por meios de práticas que são explanadas para a promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. Ensejando que o tema poderia ser mais abordado e discutido como tema nas aulas, dando um caráter de promoção da saúde e atividade física; corroborando que mesmo o tema tendo sua devida importância não é o única temática a ser abordada nas aulas, nem tampouco a atividade fim da Educação Física escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.