Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ANÁLISE DO USO DE VÍDEOS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM INTERATIVA, ESTRATÉGIAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O uso de recursos didáticos vem exercendo um importante papel na facilitação da aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. A realização de determinadas estratégias também contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino dos professores. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo geral analisar o uso de vídeos e jogos didáticos na facilitação da aprendizagem de conteúdos de Genética por estudantes do Ensino médio. A coleta dos dados foi realizada em uma turma de terceiro ano de uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, do município de Ararendá-Ce, utilizando-se dois questionários estruturados, com questões subjetivas e objetivas, antes (pré-teste) e após (pós-teste) o uso dos métodos didáticos (vídeo e jogo). Em relação às dificuldades em assimilar os conteúdos de Genética, 81% dos alunos afirmaram possuir um nível médio de impedimento para compreender melhor a temática. O restante (13%) afirmou possuir um alto grau de dificuldade para assimilar tais conceitos, e apenas 6% afirmou não possuir dificuldades para aprender esses conteúdos específicos. Sobre as questões específicas relacionadas à temática da aula, a análise comparativa dos dados obtidos no pré-teste e no pós-teste mostrou que houve um impacto positivo nas respostas dos estudantes após a utilização dos métodos didáticos. Considerando a quantidade de respostas corretas dos estudantes às questões específicas sobre genética após a aplicação das estratégias, o jogo didático utilizado na pesquisa resultou em um melhor desempenho dos estudantes (aumento de 24%) do que o vídeo avaliado (aumento de 10%). Diante dos resultados encontrados, chegou-se à conclusão de que houve uma boa aceitação das metodologias de ensino pelos alunos e, de modo geral, ambas as estratégias resultaram em melhoria da aprendizagem dos conteúdos de genética na turma avaliada.

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