Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

RPG E FÍSICA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO/A PROFESSOR/A ATRAVÉS DO LÚDICO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, RPG Pôster (PO) ASTRONOMIA / FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50152
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "RPG E FÍSICA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO/A PROFESSOR/A ATRAVÉS DO LÚDICO"
    "resumo" => "Ao analisarmos a atual metodologia utilizada por diversos educadores/as no Ensino de Física, percebemos que, em muitos momentos, ela apresenta características que se assemelham bastante às do ensino “bancário”. Essa situação acaba promovendo problemas como a falta de atenção e o desinteresse pela aprendizagem, por exemplo. Reconhecendo a problemática, um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto de Física – do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG) busca encontrar estratégias capazes de gerar mudanças significativas para essa realidade com o projeto “RPG E FÍSICA: A transposição didática do/a professor/a através do lúdico” que, inicialmente, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino ativa, colocando os/as alunos/as no centro da aprendizagem, possibilitando o aprendizado da Física de maneira mais prazerosa e descontraída. Até então, foram realizadas atividades com a turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras – PB, que tinham como finalidade observar as vantagens e desvantagens da utilização do lúdico no ensino acerca da força de atrito, como o jogo do gênero de RPG, além de fazer com que os/as alunos/as percebessem que a Física tem um papel crucial no nosso cotidiano. Durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se perceptivo que, mesmo com a relutância inicial, os/as participantes acabaram perdendo a timidez ao longo das atividades, passando a interagir de maneira dinâmica. Nesta primeira dinâmica do projeto tornou-se notório que o RPG apresenta um grande “potencial lúdico” capaz de promover ao Ensino de Física atividades prazerosas que fazem uso da criatividade e imaginação. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o/a professor/a torne-se um/a mediador/a capaz de perceber a melhor forma de utilizar essa nova ferramenta didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, RPG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA3_ID822_12092017173059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DENILSON DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DENILSON"
    "autor_email" => "francdenil@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50152
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "RPG E FÍSICA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO/A PROFESSOR/A ATRAVÉS DO LÚDICO"
    "resumo" => "Ao analisarmos a atual metodologia utilizada por diversos educadores/as no Ensino de Física, percebemos que, em muitos momentos, ela apresenta características que se assemelham bastante às do ensino “bancário”. Essa situação acaba promovendo problemas como a falta de atenção e o desinteresse pela aprendizagem, por exemplo. Reconhecendo a problemática, um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto de Física – do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG) busca encontrar estratégias capazes de gerar mudanças significativas para essa realidade com o projeto “RPG E FÍSICA: A transposição didática do/a professor/a através do lúdico” que, inicialmente, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino ativa, colocando os/as alunos/as no centro da aprendizagem, possibilitando o aprendizado da Física de maneira mais prazerosa e descontraída. Até então, foram realizadas atividades com a turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras – PB, que tinham como finalidade observar as vantagens e desvantagens da utilização do lúdico no ensino acerca da força de atrito, como o jogo do gênero de RPG, além de fazer com que os/as alunos/as percebessem que a Física tem um papel crucial no nosso cotidiano. Durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se perceptivo que, mesmo com a relutância inicial, os/as participantes acabaram perdendo a timidez ao longo das atividades, passando a interagir de maneira dinâmica. Nesta primeira dinâmica do projeto tornou-se notório que o RPG apresenta um grande “potencial lúdico” capaz de promover ao Ensino de Física atividades prazerosas que fazem uso da criatividade e imaginação. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o/a professor/a torne-se um/a mediador/a capaz de perceber a melhor forma de utilizar essa nova ferramenta didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, RPG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA3_ID822_12092017173059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DENILSON DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DENILSON"
    "autor_email" => "francdenil@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Ao analisarmos a atual metodologia utilizada por diversos educadores/as no Ensino de Física, percebemos que, em muitos momentos, ela apresenta características que se assemelham bastante às do ensino “bancário”. Essa situação acaba promovendo problemas como a falta de atenção e o desinteresse pela aprendizagem, por exemplo. Reconhecendo a problemática, um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto de Física – do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG) busca encontrar estratégias capazes de gerar mudanças significativas para essa realidade com o projeto “RPG E FÍSICA: A transposição didática do/a professor/a através do lúdico” que, inicialmente, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino ativa, colocando os/as alunos/as no centro da aprendizagem, possibilitando o aprendizado da Física de maneira mais prazerosa e descontraída. Até então, foram realizadas atividades com a turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras – PB, que tinham como finalidade observar as vantagens e desvantagens da utilização do lúdico no ensino acerca da força de atrito, como o jogo do gênero de RPG, além de fazer com que os/as alunos/as percebessem que a Física tem um papel crucial no nosso cotidiano. Durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se perceptivo que, mesmo com a relutância inicial, os/as participantes acabaram perdendo a timidez ao longo das atividades, passando a interagir de maneira dinâmica. Nesta primeira dinâmica do projeto tornou-se notório que o RPG apresenta um grande “potencial lúdico” capaz de promover ao Ensino de Física atividades prazerosas que fazem uso da criatividade e imaginação. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o/a professor/a torne-se um/a mediador/a capaz de perceber a melhor forma de utilizar essa nova ferramenta didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.