O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre as contribuições da inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no espaço escolar para a formação contínua dos professores supervisores que estão vinculados ao programa. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e com caráter de pesquisa de campo, portanto a coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado com sete questões subjetivas aplicadas para os professores supervisores do PIBID de diferentes escolas públicas estaduais da cidade de Fortaleza/CE, Brasil. Os dados apresentados revelam que o programa promove a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, uma vez que proporciona uma experiência rica em aprendizagens e novidades aos professores supervisores, pois estes estão frequentemente acompanhados de bolsistas universitários que os atualizam de conteúdos, de práticas didáticas e até de encontros/congressos/conferências relacionados á educação e á biologia, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação sobre o que é e como é ser, agir e pensar como um professor, possibilitando uma atuação docente mais investigativa e criativa, proporcionando, portanto, a procura pela inovação na prática pedagógica do professor supervisor, tirando-o propositalmente de sua zona de conforto para que o mesmo possa refletir e ponderar sobre sua prática docente de acordo com o movimento dialógico de ação/reflexão/ação que lhe é exigida nesse desafio que é ser um profissional da educação.