O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do resgate cultural local no ensino do 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Olavo Bilac situada no Município de Amajarí, Estado de Roraima, por meio das metodologias de ensino dos conteúdos nas disciplinas de Arte, História, Geografia e Língua Portuguesa. A pesquisa visou evidenciar a relevância do resgate/repasse cultural local de forma interdisciplinar para/pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Olavo Bilac. O presente trabalho mostra se relevante porque a pesquisa propõe resgatar/repassar para/pelos os alunos os conhecimentos da história e cultura local que poderá ser inserida na prática pedagógica em sala de aula visando em ensino multidisciplinar. Para a coleta de dados foram entrevistas com roteiro de perguntas semiestruturadas e conversas formais e informais com os moradores mais antigos do município, realizadas pela pesquisadora. A observação foi realizada em sala de aula, colocando em pratica as informações coletadas em campo e associando ao conteúdo e ao currículo escolar. Para se chegar a um resultado, este trabalho partiu de dois momentos: o primeiro foi com a coleta das informações realizada entre os moradores mais antigos objetivando conhecer a história local e cultural, no qual se utilizou um roteiro de entrevista; e a segunda foi a aplicação das informações no contexto escolar, em forma de conteúdo didático nas disciplinas de artes, história, geografia e língua portuguesa para/pelos os alunos do 5º ano. Ressalta-se aqui que este trabalho foi desenvolvido nos estágios I e II.