O presente artigo discute a temática sobre a didática e as práticas docentes envolvendo a relação entre ensino e aprendizagem dos educandos na perspectiva de proporcionar maior autonomia. O objetivo principal deste estudo é analisar como a didática e a pratica docente podem interferir no processo de construção cognitiva e social dos indivíduos fazendo da didática uma ferramenta da pratica docente para transformação social da educação no cenário educacional brasileiro propiciando-os autonomia e fazendo com que os indivíduos construam conhecimentos significativos na sua construção acadêmica e humana. O referencial teórico traz estudos e pesquisas nas suas respectivas áreas: Gomes (2001), Freire (1996) Piaget (1971) Moyses(1994)Vygotsky(1984) entre outros. A metodologia se orientou pela abordagem qualitativa, através de descritiva e exploratória utilizando-se como instrumento observações e entrevista com a professora para obtermos evidências acerca do papel da didática na práxis educativa docente e como ela interfere no processo de formação cognitiva. A coleta de dados ocorreu em uma escola do município de Forquilha/CE. Os resultados revelam que a educação e o processo de ensino se desencadeiam de formas diferentes no contexto social; e a didática com impactos importantes para o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos no âmbito da sala de aula, auxiliando a prática docente em sua totalidade. No entanto, ainda apresenta fortes marcas da pedagogia tradicionalista que não propicia o desenvolvimento da autonomia nos indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.