VELOSO, Tamires Barros. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49347>. Acesso em: 22/12/2024 18:58
O presente trabalho apresenta a didática como substância importante no resgate de um ensino de artes ativo e contextualizado, tendo como objetivo geral discutir concepções didáticas na contemporaneidade para um ensino e aprendizagem significativa de artes, e como objetivos específicos relatar as experiências vivenciados a partir do projeto “Artes Viva”, refletir sobre o uso de estratégias didáticas diversificadas no resgate da importância de uma disciplina “perdida” na educação básica, analisar os resultados das ações protagonizadas pelo um ensino prático de artes.O processo metodológico se caracteriza pela abordagem qualitativa, empregando-se a pesquisa-ação, desenvolvida a partir da observação participante no espaço de uma sala de segundo ano (Ensino fundamental I) de uma escola pública em Jaicós - Piauí nas ações do projeto de intervenção “Artes viva”, estratégia didática desenvolvida para o ensino de artes nessa etapa da educação básica. Didática significa, de forma geral, a constituição de um conjunto de aspectos necessários ao desenvolvimento do ensino, ao fazer educacional. “Fazer esse” que durante a história da educação adquiriu diferentes estilos, métodos de propagação. E a arte-educação surge no currículo escolar brasileiro na reforma educacional da década de 1971, em um contexto de um ensino tradicional e técnico que de alguma forma permanece impregnado nas ações educacionais do ensino de arte atual. Em contraposição a concepção tradicionalista que vem se propagando a arte-educação construiu-se o Projeto “Artes viva” que consiste em uma estratégia didática utilizada nas aulas de artes no segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública piauiense, uma espécie de sequência didática envolvendo as diversas manifestações artísticas existentes na sociedade, com intuito de resgatar através das ações um ensino de arte ativo e significativo. As experiências vivenciadas a partir do projeto “Artes Viva” se configuraram significativas as aprendizagens dos educandos, o encontro com uma diversidade de artes e diferentes artistas protagonizaram ações de construção de conhecimentos, inspiração e encantamento pelo fazer artístico, construindo nas crianças o sentimento da capacidade de produzir arte nos versos do cordel, na imagem capturada, na expressão da pintura, na palha de carnaúba disponível em seus quintais. A estratégia didática de unir teoria e prática em uma única ação promoveu um resgate da importância de uma disciplina “perdida” na educação básica, frequentemente usada como hora aula complementar sem a devida valorização de sua importância a formação básica do indivíduo.