Recursos ou Materiais digitais atualmente vêm sendo empregados em diversos níveis de ensino com o intuito de apoiar a aprendizagem dos estudantes que cada vez mais utilizam da tecnologia como meio de interação e ferramenta de pesquisa. Buscando atender a essa particularidade os professores devem buscar metodologias de ensino que agreguem a tecnologia na sala de aula. Nesse sentido, o presente artigo objetiva apresentar o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) como recurso tecnológico pedagógico a ser utilizado no processo de Ensino-Aprendizagem da Física por ser uma plataforma que facilita o ensino de diversos ramos desta Ciência ao mesmo tempo em que se insere como instrumento integrador da Ciência e Tecnologia no espaço educativo. Além disso, a pesquisa buscou identificar em quais áreas de estudo da Física os professores tem maior dificuldade em abordar seus conteúdos por meio de plataformas digitais, cujos resultados serviram de base para catalogar alguns objetos de aprendizagem desse repositório educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com aplicação de questionários aos docentes de Física do Ensino Médio da microrregião do Médio Parnaíba Piauiense. Os dados coletados e analisados indicaram que a maioria dos professores encontram obstáculos em utilizar plataformas digitais no Ensino da óptica por terem dificuldades em compreender como funcionam alguns softwares desta área da Física, no entanto, foram apresentados alguns tipos de Objetos de Aprendizagem disponíveis no BIOE que podem servir como recurso facilitador do ensino, já que são objetos de simples manuseio no ensino-aprendizagem da óptica.