Este artigo apresenta resultados de uma tese que interpreta as relações entre a Inclusão Digital (ID) e a promoção da cidadania e da inclusão social, em diversos contextos educacionais, através de processos que vão desde a alfabetização digital até a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para usos contextualizados, em espaços sociais representados por escolas ou centros públicos para uso de TIC. A tese interpreta o desenvolvimento do conceito de ID, ao longo dos anos que vão de 2007 a 2017, através do acompanhamento das ações dos governos federal, estadual e municipal, a partir da política pública de ID, e de experiências vivenciadas em ensino, pesquisa e extensão, e que relacionam TIC e ID, em um estudo de caso interinstitucional que envolve o IFPB e alguns parceiros, escolas, comunidades e grupos sociais. Os resultados sugerem que governos e IFPB têm como base valores e ações que tentam se alinhar aos pressupostos da cibercultura, favorecendo a cidadania e a inclusão social, embora existam exceções e problemas que precisam de atenção, em busca de um maior refinamento para esses processos. A efetividade da educação digital, com vias à promoção da cidadania e à inclusão social, sugere a necessidade de sentido para uso das TIC, atenção e respeito a contextos próprios, qualificação cidadã, parcerias a partir de relações horizontais entre governos, instituições em geral, sociedade civil e comunidades, protagonismo dessas comunidades nos ciclos das ações propostas, e a garantia do provimento de bens públicos pelo Estado.