Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E INCLUSÃO: O USO DO DOSVOX COMO SOFTWARE DE PROMOÇÃO A LEITURA

Palavra-chaves: DOSVOX, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49068
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4027
    "inscrito_id" => 4762
    "titulo" => "TECNOLOGIA E INCLUSÃO: O USO DO DOSVOX COMO SOFTWARE DE PROMOÇÃO A LEITURA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compreender como a tecnologia apresentada através do sistema operacional Dosvox poderá interferir no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior no espaço da Universidade Regional do Cariri (URCA) auxiliando no processo de leitura e escrita de textos. Delineamos nossa pesquisa dentro da abordagem qualitativa, constituindo-se como uma pesquisa participante possibilitando a intervenção na realidade, A pesquisa participante foi desenvolvida na Universidade Regional do Cariri, com um aluno matriculado com deficiência visual, usuário do sistema Dosvox, que utiliza o recurso tecnológico. Estivemos  pautados  em  Mantoan (2005), Borges (2009), Tavares e Nunes (2014) para uma reflexão teórico-prática de nossas  vivências. O presente trabalho possibilitou o despertar para as novas possibilidades  de desenvolvimento através do uso da tecnologia, com a utilização do Dosvox, enquanto um recurso facilitador para pessoas com deficiência visual, abrindo possibilidades para leitura e escrita  nos espaços educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DOSVOX, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID4762_17092018164018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTHA MILENE"
    "autor_email" => "marthainclusao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49068
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4027
    "inscrito_id" => 4762
    "titulo" => "TECNOLOGIA E INCLUSÃO: O USO DO DOSVOX COMO SOFTWARE DE PROMOÇÃO A LEITURA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compreender como a tecnologia apresentada através do sistema operacional Dosvox poderá interferir no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior no espaço da Universidade Regional do Cariri (URCA) auxiliando no processo de leitura e escrita de textos. Delineamos nossa pesquisa dentro da abordagem qualitativa, constituindo-se como uma pesquisa participante possibilitando a intervenção na realidade, A pesquisa participante foi desenvolvida na Universidade Regional do Cariri, com um aluno matriculado com deficiência visual, usuário do sistema Dosvox, que utiliza o recurso tecnológico. Estivemos  pautados  em  Mantoan (2005), Borges (2009), Tavares e Nunes (2014) para uma reflexão teórico-prática de nossas  vivências. O presente trabalho possibilitou o despertar para as novas possibilidades  de desenvolvimento através do uso da tecnologia, com a utilização do Dosvox, enquanto um recurso facilitador para pessoas com deficiência visual, abrindo possibilidades para leitura e escrita  nos espaços educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DOSVOX, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID4762_17092018164018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTHA MILENE"
    "autor_email" => "marthainclusao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender como a tecnologia apresentada através do sistema operacional Dosvox poderá interferir no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior no espaço da Universidade Regional do Cariri (URCA) auxiliando no processo de leitura e escrita de textos. Delineamos nossa pesquisa dentro da abordagem qualitativa, constituindo-se como uma pesquisa participante possibilitando a intervenção na realidade, A pesquisa participante foi desenvolvida na Universidade Regional do Cariri, com um aluno matriculado com deficiência visual, usuário do sistema Dosvox, que utiliza o recurso tecnológico. Estivemos pautados em Mantoan (2005), Borges (2009), Tavares e Nunes (2014) para uma reflexão teórico-prática de nossas vivências. O presente trabalho possibilitou o despertar para as novas possibilidades de desenvolvimento através do uso da tecnologia, com a utilização do Dosvox, enquanto um recurso facilitador para pessoas com deficiência visual, abrindo possibilidades para leitura e escrita nos espaços educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.