As atividades planejadas para serem realizadas em um curso a distância devem ser pensadas não apenas como instrumento avaliativo, mas como ferramenta de interação e de motivação para aprender conteúdos e aplicá-los em sua prática. Para tanto, objetivou-se analisar as atividades solicitadas ao longo de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas à distância, de uma universidade do estado do Ceará, em funcionamento no polo de Aracoiaba/CE, quanto aos produtos solicitados nas atividades, tipo de comunicação, tipo de interação e categoria do produto. A metodologia adotada foi a do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, das atividades realizadas por alunos entre 2012 e 2016. Para tanto, foram analisadas 171 atividades distribuídas ao longo das 39 disciplinas. As produções textuais foram as atividades mais solicitadas; quanto ao tipo de comunicação, destacaram-se as ferramentas assíncronas, com 94,15%; quanto a interação, destacou-se a individual, com 76,03% e, quanto a categoria do produto, destaque para as atividades teóricas, com 80,12%. Nesta perspectiva, pode-se concluir que dentre os princípios da modalidade a distância, o mais contemplado nesta análise foi a autonomia e isto permite que o aluno reflita sobre as várias dimensões que o professor deve conhecer para atuar em sua prática docente.