As atividades investigativas podem despertar curiosidade e consequentemente, o interesse do estudante. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivo investigar o uso de sequência didática no processo de construção dos conceitos científicos sobre ao Efeito Estufa que foram desenvolvidas em cinco etapas, são elas: apresentação da proposta investigativa por meio de questionário (pré-teste), a discussão dos estudantes a cerca da temática, o processo de internalização do conteúdo abordado com a formação de conceitos científicos, a verificação da aprendizagem por meio de questionário (prós-teste) e o feedback das etapas da sequência didática. Os resultados da intervenção didática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados com o conteúdo abordado. Superando as dificuldades percebemos que as atividades despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.