Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48986
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4795
    "inscrito_id" => 10055
    "titulo" => "SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO"
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma\r\n
      discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na\r\n
      construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes\r\n
      docentes enquanto alunos do curso de graduação. Assim objetivou-se analisar saberes\r\n
      docentes mobilizados por licenciandos de matemática em aulas de disciplinas de conteúdos e\r\n
      disciplinas pedagógicas, verificando como esses saberes são construídos em sala de aula e\r\n
      resignificados na prática. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada\r\n
      como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo etnográfico\r\n
      e de caso. A pesquisa ao final buscará elucidar a realidade que hoje temos nos cursos de\r\n
      formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID10055_18092018140733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONNATAS"
    "autor_email" => "jsm_cz2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48986
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4795
    "inscrito_id" => 10055
    "titulo" => "SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MOBILIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO"
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma\r\n
      discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na\r\n
      construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes\r\n
      docentes enquanto alunos do curso de graduação. Assim objetivou-se analisar saberes\r\n
      docentes mobilizados por licenciandos de matemática em aulas de disciplinas de conteúdos e\r\n
      disciplinas pedagógicas, verificando como esses saberes são construídos em sala de aula e\r\n
      resignificados na prática. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada\r\n
      como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo etnográfico\r\n
      e de caso. A pesquisa ao final buscará elucidar a realidade que hoje temos nos cursos de\r\n
      formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID10055_18092018140733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS DE SOUSA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JONNATAS"
    "autor_email" => "jsm_cz2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como intenção traçar pressupostos para realizar uma discussão profunda sobre a formação inicial de professores de matemática, pautando-se na construção de ideias e concepções que devem ser sucedidas a partir da mobilização de saberes docentes enquanto alunos do curso de graduação. Assim objetivou-se analisar saberes docentes mobilizados por licenciandos de matemática em aulas de disciplinas de conteúdos e disciplinas pedagógicas, verificando como esses saberes são construídos em sala de aula e resignificados na prática. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa esta é caracterizada como descritiva buscando observar um fenômeno específico através de um estudo etnográfico e de caso. A pesquisa ao final buscará elucidar a realidade que hoje temos nos cursos de formação de professores no que tange a constituição de saberes docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.