A situação do ensino de literatura ofertado nas escolas, nem sempre é realizada com sucesso alguns teóricos como Todorov (2012), Abreu (2016), Tinoco (2010) dedicaram-se a elaboração de subsídios para o ensino da disciplina. Tivemos como principal objetivo relatar, por meio da nossa experiência de estágio supervisionado I, as inadequações com que o ensino da disciplina é concebido na sala de aula, propondo também uma reflexão acerca do trabalho com o texto literário. Tivemos como metodologia a observação de turmas do ensino fundamental e médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, na cidade de Aroeiras-PB. Ao fim do estágio e das observações, analisamos que o desprazer e o descontentamento com a literatura, tanto por parte dos alunos como, também dos professores quando negligenciam algumas etapas no momento da abordagem do texto literário, ainda é um problema a ser resolvido nas escolas. Essa crise em que se encontra o ensino de literatura evidencia o desencontro da prática docente não só com as proposta dos documentos oficias da educação, mas também com os estudos teóricos que buscam discutir uma solução para tal contrariedade. Se o tratamento desapropriado da literatura seguir com os mesmos métodos de ensino, a aprendizagem da disciplina continuará fluindo insatisfação e desprazer com as obras literárias.