Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO EDUCATIVO DO TERREIRO DE XAMBÁ PARA A FORMAÇÃO MUSICAL DO GRUPO DE COCO BONGAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TERREIRO, FORMAÇÃO MUSICAL, COCO Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: O presente artigo discute o processo educativo desenvolvido no Terreiro de Xambá que reverberou no surgimento do Grupo de Coco Bongar. Com a intenção de obter dados que elucidassem essa temática, nos aproximamos da abordagem teórica da educação não formal e da pesquisa qualitativa, fazendo uso da metodologia da Autobiografia. Nesse percurso, tivemos como campo de pesquisa o Quilombo Urbano do Portão do Gelo onde se localiza o Terreiro de Xambá, participamos como observadora, de três toques, foram eles: Oxum, Yemanjá e Xangô, assim realizamos entrevistas biográficas com seis integrantes do grupo Bongar – Xambá. O tratamento/análise dos dados coletados através das entrevistas e observação nos permitiu compreender como ocorre o processo educativo não formal no Terreiro de Xambá: que se dá por meio da observação, experimentação, participação nas práticas religiosas de matriz africana, consideração pela família de sangue e de santo, respeito à diversidade do ser humano, à natureza e aos orixás. Ficou evidenciado,ainda, que o babalorixá Ivo de Xambá se constitui num grande educador não formal para os/a integrantes do grupo de coco, um educador democrático, cujo exemplo é seguido por Guitinho da Xambá que foi quem reuniu os primos e formou o grupo de coco Bongar – Xambá para reproduzir, nos palcos, nacionais e internacionais, os ritmos praticados no terreiro e no quintal de suas casas, de modo a contar suas próprias histórias realizando um trabalho bem sucedido de 16 anos, oriundo das práticas educativas do terreiro, muito embora, na atualidade, já estejam fazendo outras experimentações rítmicas.

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