A construção de uma educação científica culturalmente sensível perpassa pela conexão entre os conhecimentos locais e científicos/escolares no processo de ensino-aprendizagem. A inclusão desses conhecimentos pode ser eficaz na atenuação de posturas negativas à alfabetização científica, adotadas pelos discentes, tornando o processo de aprendizagem ativo, conectado com as vivências cotidianas e valorizador dos contextos socioculturais dos agentes envolvidos: discentes, docentes e comunidade escolar como um todo. Objetivou-se realizar o levantamento de pesquisas que estabeleceram essa conexão, no contexto da educação formal, bem como a identificação dos aportes teóricos que as nortearam. Foram realizadas buscas combinada de termos das etnociências com termos da educação, em quatro bases de pesquisas científicas, com análise do conteúdo das obras e organização dos resultados em planilha eletrônica. Foram registradas 135 obras que relacionavam os conhecimentos no contexto de ensino-aprendizagem. As obras pertenceram às diversas áreas do conhecimento e a frequência destas foi crescente na última década. 27% das obras indicaram os pressupostos teóricos, foram registrados 34 pressupostos diferentes, com maior frequência para o multiculturalismo (9%). O crescimento no número de obras pode indicar uma tendência positiva, no reconhecimento da eficácia da inclusão dos conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem, porém o baixo índice de obras com embasamentos teóricos que as norteavam pode indicar uma possível fragilidade desses trabalhos, mas também aponta para uma perspectiva a ser investigada por estudos futuros, aprofundando-se em cada um dos pressupostos é possível realizar propostas de conexões de conhecimentos cada vez mais eficazes.