Procuramos por meio desse projeto de pesquisa qualitativa de natureza estudo de caso (que envolve um grupo de pessoas na unidade escolar) para alcançar uma melhoria na forma de ensino aprendizagem para os alunos do ensino médio na disciplina de Física, na região do Médio Sertão Maranhense na cidade de São João dos Patos. Tendo como objetivo geral, o uso do paquímetro no primeiro ano do ensino médio, com intuito de facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos nas aulas de física. Na tentativa de inovar essa metodologia de ensinar física através de contas e mais contas, ou seja, de forma espontânea e despertando o desejo de aprender a física de uma maneira mais divertida e alegre, fazendo uso da criatividade dentro dessas aulas, pode ser um grande passo para os discentes se colocar no lugar do outro, respeitar o próximo e desenvolver a coletividade no âmbito escolar. O uso dessa ferramenta deixa a física mais contextualizada o que vai facilitar a compreensão dos conteúdos, com isso alimentar o intelectual humano e incentivar uma ampliação na visão que temos do mundo a nossa volta, onde aplicando o paquímetro como ferramenta didática é uma possibilidade de conciliar tanto a parte teórica quanto a prática, podendo ser usado na classe como uma extensão da pratica rotineira da aula, sendo um recurso interessante e efetivo, que ajudam os alunos na compreensão dos conteúdos instigando o gostar da física, revezando a prática da turma com atividades variadas