Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEFICIÊNCIA VISUAL: BAIXA VISÃO E CEGUEIRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E RESPECTIVAS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho desenvolvido no contexto escolar envolvendo a deficiência visual, baixa visão e cegueira, exige estratégias e serviços que atendam e visualizem as necessidades pedagógicas para que os alunos possam alcançar as competências e habilidades inerentes ao processo desenvolvido em sala de aula. Nossos professores muitas vezes se sentem desamparados e sem saber o que devem e o que podem fazer, gerando conflitos desnecessários e deixando o aluno a margem das atividades desenvolvidas. Com foco nas especificidades dos alunos, que modificam as estratégias e a dinâmica acadêmica, devemos pensar em orientações e técnicas que possibilitem seu caminhar nos anos e séries adquirindo o conhecimento exigido pela Escola. Portanto, o presente artigo abordará a dinâmica escolar e sua representação frente ao processo de inclusão, o conceito de deficiência visual, a escola e a inclusão, os recursos pedagógicos de acordo com as necessidades do aluno e o fazer pedagógico com orientações direcionadas ao processo de aprendizagem, sendo que o presente documento faz parte do Projeto de Pesquisa de Mestrado desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas. Foi utilizado como metodologia de pesquisa a Bibliográfica.

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