Corre uma ideia de que a Matemática Moderna não valorizou o ensino de geometria nas séries iniciais da educação básica. Porém, pesquisas históricas relatam que o ensino de geometria já vinha sendo negligenciado ou transmudado em outras matérias, tais como artes e desenho, e que o Movimento da Matemática Moderna (MMM) não se omitiu em relação à geometria, mas apresentou novos temas e novo tratamento metodológico aos assuntos a ela pertinentes, sem perder de vista seu ideário. É o que foi constatado em estudo realizado sobre a coleção de livros didáticos “Curso moderno de matemática para o ensino de 1o grau”, nos volumes voltados para o primeiro segmento, de Manhúcia Perelberg Liberman e outras autoras, nos anos de 1970, que foi escrita sob os auspícios da LDB 5692/71, do GRUEMA e do MEC. O grupo GRUEMA teve em Manhúcia uma das principais propagadoras do ideário do MMM no Brasil, tendo proferido palestras, conferências e cursos de formação continuada. Seus livros marcaram mudanças na editoração, diagramação, conteúdo e metodologia, como: introdução de cores, ausência de conteúdo formal preliminar, introdução dos conceitos geométricos a partir de suas ideias mais básicas, uso de meios não convencionais para formação desses conceitos, manipulações de objetos e indução por estudo dirigido, formalização de ideias via história em quadrinhos entre outras. Algumas das modificações introduzidas nessa coleção influenciaram a confecção de outros livros didáticos de matemática de sua época e deixaram suas marcas para além dela.