PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48798 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3261 "inscrito_id" => 8418 "titulo" => "PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA" "resumo" => "Corre uma ideia de que a Matemática Moderna não valorizou o ensino de geometria nas séries iniciais da educação básica. Porém, pesquisas históricas relatam que o ensino de geometria já vinha sendo negligenciado ou transmudado em outras matérias, tais como artes e desenho, e que o Movimento da Matemática Moderna (MMM) não se omitiu em relação à geometria, mas apresentou novos temas e novo tratamento metodológico aos assuntos a ela pertinentes, sem perder de vista seu ideário. É o que foi constatado em estudo realizado sobre a coleção de livros didáticos “Curso moderno de matemática para o ensino de 1o grau”, nos volumes voltados para o primeiro segmento, de Manhúcia Perelberg Liberman e outras autoras, nos anos de 1970, que foi escrita sob os auspícios da LDB 5692/71, do GRUEMA e do MEC. O grupo GRUEMA teve em Manhúcia uma das principais propagadoras do ideário do MMM no Brasil, tendo proferido palestras, conferências e cursos de formação continuada. Seus livros marcaram mudanças na editoração, diagramação, conteúdo e metodologia, como: introdução de cores, ausência de conteúdo formal preliminar, introdução dos conceitos geométricos a partir de suas ideias mais básicas, uso de meios não convencionais para formação desses conceitos, manipulações de objetos e indução por estudo dirigido, formalização de ideias via história em quadrinhos entre outras. Algumas das modificações introduzidas nessa coleção influenciaram a confecção de outros livros didáticos de matemática de sua época e deixaram suas marcas para além dela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, LIVRO DIDÁTICO, GRUEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8418_12092018124728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEMMA LUCIA DUBOC DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GEMMA" "autor_email" => "gemma.duboc@ufjf.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48798 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3261 "inscrito_id" => 8418 "titulo" => "PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA" "resumo" => "Corre uma ideia de que a Matemática Moderna não valorizou o ensino de geometria nas séries iniciais da educação básica. Porém, pesquisas históricas relatam que o ensino de geometria já vinha sendo negligenciado ou transmudado em outras matérias, tais como artes e desenho, e que o Movimento da Matemática Moderna (MMM) não se omitiu em relação à geometria, mas apresentou novos temas e novo tratamento metodológico aos assuntos a ela pertinentes, sem perder de vista seu ideário. É o que foi constatado em estudo realizado sobre a coleção de livros didáticos “Curso moderno de matemática para o ensino de 1o grau”, nos volumes voltados para o primeiro segmento, de Manhúcia Perelberg Liberman e outras autoras, nos anos de 1970, que foi escrita sob os auspícios da LDB 5692/71, do GRUEMA e do MEC. O grupo GRUEMA teve em Manhúcia uma das principais propagadoras do ideário do MMM no Brasil, tendo proferido palestras, conferências e cursos de formação continuada. Seus livros marcaram mudanças na editoração, diagramação, conteúdo e metodologia, como: introdução de cores, ausência de conteúdo formal preliminar, introdução dos conceitos geométricos a partir de suas ideias mais básicas, uso de meios não convencionais para formação desses conceitos, manipulações de objetos e indução por estudo dirigido, formalização de ideias via história em quadrinhos entre outras. Algumas das modificações introduzidas nessa coleção influenciaram a confecção de outros livros didáticos de matemática de sua época e deixaram suas marcas para além dela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, LIVRO DIDÁTICO, GRUEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8418_12092018124728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEMMA LUCIA DUBOC DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GEMMA" "autor_email" => "gemma.duboc@ufjf.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }