Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SABERES SOBRE INFÂNCIA

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O presente trabalho aborda a história da infância, seus saberes e a descoberta de seus sentimentos, mostrando a relação de criança e sociedade, e não unicamente sua natureza infantil. Inicialmente, são apresentadas algumas ideias sobre a infância e suas particularidades, através das concepções da pedagogia “tradicional” e “nova”. Segundo Kramer (2012, p. 154) “Ambas as perspectivas tratam a criança como um ser abstrato, e tal quadro pedagógico camufla ideologicamente a significação social da infância,” [...]. Sendo assim, a referência de alguns teóricos que contribuíram para a edificação de práticas pedagógicas nesse campo foi essencial, uma vez que estes também contribuem com professores que de alguma forma não conhecem ou não se baseiam em um referencial teórico para o desenvolvimento de suas aulas. O trabalho apresentado é muito importante para conhecer o processo histórico da infância, os aspectos que configuram esse campo educacional, as principais teorias abordadas, as fases pela qual toda criança passa, as várias infâncias, que se originam através do meio social, as políticas públicas e os desafios existentes na educação de creches e pré-escola.

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