Pensar em educação pressupõe pensar a formação docente e a prática pedagógica com qualidade, com vistas à construção de sujeitos capazes de atuar de forma autônoma no meio social em que estão inseridos. Neste sentido, este artigo busca discutir a formação dos professores no Brasil e os contornos assumidos diante das exigências da contemporaneidade, aliada às práticas pedagógicas que permeiam as aulas de língua materna. Nele enfatizamos as especificidades do trabalho docente que tem como matéria-prima o conhecimento e o desenvolvimento de competências a partir de uma concepção de linguagem enquanto interação social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que será feita uma revisão na literatura sobre a formação do professor e as práticas por ele desenvolvidas, a partir do que vem sendo discutido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos estudos desenvolvidos por Tardif (2010), Morin (2007), Santiago (2006), Furlaneto et al (2007), entre outros aportes que desenvolvem estudos em torno dessa temática buscando entender a formação do professor para o desenvolvimento dos saberes discentes e docentes.