O presente artigo analisa o trabalho desenvolvido com o gênero textual “anúncio publicitário” na disciplina de Língua Portuguesa. Antes de passarmos à descrição e reflexão sobre as atividades realizadas, teceremos breves considerações a respeito do poder persuasivo do texto publicitário, reiterando ser ele permeado por determinadas ideologias que podem passar desapercebidas a um leitor. Chamamos atenção também para os efeitos de sentidos que tal gênero produz e que influenciam os sujeitos-leitores na compra do produto apresentado. Para tanto, nosso trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Antunes (2007), Geraldi (2004), Marcuschi (2008), dentre outros teóricos que discutem a importância do trabalho com os gêneros textuais no ensino de língua materna. O nosso corpus é composto por algumas das produções desenvolvidas pelos alunos a partir de uma sequência didática desenvolvida como uma das atividades nossas como bolsista do PIBID em uma das escolas públicas estaduais do munícipio de Monteiro - PB. Nosso público-alvo era alunos do 7°. ano do ensino fundamental. Partimos da premissa de que os alunos não estavam acostumados a ler nas aulas de Língua Portuguesa textos que circulam em seu meio social, havendo assim uma distância entre aquilo que é abordado na escola e o que está fora dela.