O presente artigo visa apresentar parcialmente os resultados parciais do projeto de extensão: Patrimônio histórico escolar: entrevistando e diagnosticando para ações de preservação. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade de Cláudio-MG através do edital de pesquisa 08/2017 da PIBIC/UEMG/FAPEMIG. O projeto visa o mapeamento da arqueologia documental de duas escolas tombadas pelo patrimônio Histórico na cidade de Cláudio-MG. O objetivo do trabalho é o de conscientizar a comunidade escolar da importância de se preservar o patrimônio escolar (documentos, fotografias, livros e até mesmo o patrimônio arquitetônico). No primeiro momento realizamos entrevistas semiestruturadas com as diretoras, no intuito de saber como ocorre o processo de armazenamento dos documentos, bem como qual é a relação entre escola e poder público. As narrativas apresentaram um desejo de maior cuidado do poder público com as escolas bem como um esforço local das escolas em preservar o legado histórico das escolas, as falas são o que o leitor poderá conferir na escrita deste artigo.